sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Um Planeta Chamando Salar de Uyuni

      Às 12:00 hs saímos de Potosí para Uyuni, a passagem custou 35 Bs e chegamos em Uyuni as 17 hs, seguimos o conselho do nosso amigo taxista e fomos na melhor companhia que é a Emperador, pois as outras segundo ele  não tem uma boa estrutura, um bom trecho da estrada estava asfaltada e onde não estava asfaltado, havia uma companhia brasileira terminando o asfalto, pelo caminho continuamos olhando uma linda paisagem dos andes com lhamas, alguns gados, cactus e sempre as montanhas tocando as nuvens.

     Chegando a Uyuni tivemos uma certa dificuldade em encontrar hotéis pois muitos não tinham muita estrutura mas possuíam altos preços. Depois de andar um pouco pela cidade encontramos o hotel Mosoj que infelizmente não tinha Internet Wi Fi e para tomar banho era problemático, somente das 7 as 9 hs e das 19 as 21hs, isso para um brasileiro é um fator fundamental, mas como não tínhamos muitas opções e seria para apenas uma noite, acabamos ficando. Quando fui sacar dinheiro no caixa eletrônico vi uma coisa pitoresca um casal de gringos hipnotizado olhando na televisão um vídeo de um grupo musical, ai quando cheguei próximo olhei que era um grupo de tecnobrega do norte do Brasil então falei para a Katia olha a pirataria quebrando fronteiras.

       A noite saímos para fazer umas das coisas mais arriscadas aqui na Bolívia que é fazer uma refeição com os pratos bolivianos, como não estávamos dispostos a correr riscos e tínhamos planos de passar o dia num passeio, escolhemos uma pizzaria. Como em Uyuni existem muitos estrangeiros(eles também tem medo da comida boliviana e vivem se alimentando so de pizza), há uma grande variedade de pizzas e massas no calçadão, escolhemos um lugar com mais movimento (pois supostamente deve ter o melhor atendimento e comida) que se chamava Café Mexican Pub - la pizzeria italiana, desta vez não passamos mal com a comida, simplesmente não comemos! Ficamos sentados por mais de 1 hora, havia somente 2 pessoas atendendo e nada da nossa pizza... resolvemos perguntar se haviam esquecido, e eles trocaram o pedido e mesmo errados queriam nos empurrar outra pizza de sabores e tamanho diferentes dos que pedidos pelo mesmo preço, isso nos indignou, porque normalmente quando ocorre uma situação como essa, a casa faz um preço bem melhor e se desculpa pelo engano para não deixar o cliente insatisfeito, mas a solução ficou longe disto, reclamei com o "gerente" e o avisamos que iríamos recomendar mal seu estabelecimento,  ele nem se importou, então nossa vingança veio cedo pois assim que estávamos saindo da pizzaria tinha uns 15 gringos entrando ai foi so falar mal da comida do lugar que eles foram procurar outra pizzaria, então, se vão a Uyuni evitem aborrecimentos e fiquem longe deste lugar. 

       Depois de fazer uma chorada no preço, conseguimos um preço de 100 Bs por pessoa para fazer o passeio de 1 dia pelo Salar de Uyuni, mas atenção com isso pois existem agências que chegam a cobrar até 250 Bs por pessoa, a que conseguimos o desconto cobra 150 Bs mais com uma chorada ficou 100 Bs a diferença de preço não tem relação com a qualidade do serviço pois todas estão no mesmo nível, a maioria das agência estao concentradas onde os ônibus saem e as outras no calçadão que fica perto da Av. Potosi.

         No dia seguinte, saímos cedo do hotel com nossas mochilas e as deixamos na agência que iria nos levar ao passeio, saímos para Salar de Uyuni as 10:30 numa caminhonete Toyota 4x4, e conosco foram um casal de pacenhos, dois argentinos e um suíço que ficou no meio do caminho para poder conhecer melhor a região. O passeio consistia em uma visita ao Cemitérios de Trens,  uma vila chamada Colchani onde poderiam ser comprados souvenirs, tirar fotos no Museu de sal, ver a fabricação do sal e a pior parte, para quem queria usar o banheiro, pagar 2Bs para usar um banheiro que pensamos ser o mais nojento que entramos até agora, o mais engraçado era que havia um cartaz dizendo para não tirar fotos, penso que todos se impressionam com ele. Depois desta parada partimos para o nosso objetivo, conhecer o Salar de Uyuni, estávamos ansiosos, e quando chegamos, realmente aquele lugar não possui palavras para descrever tanta beleza, parecia que estávamos em outro planeta. Após tirarmos várias fotos seguimos mais a frente até Hotel de Sal, onde almoçamos e tiramos mas fotos. Ficamos um pouco receosos, pois estava se aproximando umas nuvens carregadas e se chovesse, estragaria todo nosso passeio pois não poderíamos presenciar o espelho d'água, mas felizmente tudo correu bem, voltamos as 16Hs e as 17:30Hs chegamos a agencia para pegar nossas mochilas e comprar as passagem para o ônibus que nos levaria a Oruro.


        Dicas: Nunca faça câmbio em cidades menores como Uyuni,Potosi,... se precisar fazer câmbio faça em La Paz, Santa Cruz de la Sierra ou na fronteira com o Brasil pois  vocês vão sair perdendo na troca de Reais para Bolivianos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário