sábado, 26 de fevereiro de 2011

Copacabana - Lago Titikaka


        Saímos de La Paz as 13:30 com destino a Copacabana (20 Bs, existem várias empresas que fazem este trajeto, mas como estamos na Bolivia, todas tem o mesmo horário de saídas diárias as 8:30 e as 13:30), chegamos em nosso destino as 18:00. A viagem é bem tranquila, e existe um trajeto que temos que descer do ônibus e pegar um barco que custa 1,50 Bs até o outro lado do lago e lá, novamente voltamos ao ônibus, este seria um trajeto muito gostoso de fazer se não fosse a chuva e também o motorista do ônibus que nem se importa se seus passageiros são turista e desconhecem o caminho, ninguém nos informa o que devemos fazer, como pegamos o barco, onde podemos pegar o ônibus novamente, todos se sentiam perdidos. Mas felizmente no final tudo deu certo.


        Em Copacabana não existe um terminal rodoviário, descemos numa rua onde ficam as empresas de ônibus e turismo, caminhamos pela região em busca de um hostel, e na praça central havia uma moça com informativos de hostels, escolhemos um e lá mesmo havia uma pessoa que nos levaria de carro até ele (Holas del Titicaca). No dia seguinte, estavamos caminhando e encontramos um hostel melhor, com uma boa vista para o Lago Titicaca e possuía um quarto mais arejado, Hostel Sonia na Calle Murillo, os dois hostels tinham o mesmo preço 30,00 Bs por pessoa com banho privado e água quente.


           Pela manhã fomos conhecer a "Horca del Inca" (2 Bs para  entrar e o mais curioso foi que o rapaz apareceu do nada para cobrar os 2 Bs) é um grande morro com formações rochosas que antigamente era o observatório astronônico Inca.


           A tarde fomos no "Cerro Calvário", um trecho um tanto cansativo com subidas marcadas por escadas e pedras mas vale a pena a vista pois de lá, tem-se uma visão privilegiada do lago Titicaca, o mais interessante, seria fazer esse percurso no final da tarde para poder ver o por do sol.


           Em Copacabana existe a "Catedral de la Virgem de la Candelaria"  uma construção do século XVII, lá existem muitos peregrinos em busca de graças, mas o mais interessante é que em frente a catedral existem muitos carros parados em fila e todos enfeitados esperando serem abençoados, após isso, seus donos acendem fogos de artificio e jogam champagne em seus carros.


         No Hostel Sonia conhecemos a Camila, Lorena e mais uma amiga que são da Bahia  e também estavam fazendo um mochilão, acabaram de chegar do Peru, e iriam no dia seguinte a "Isla del sol", como elas estavam fazendo um caminho contrário ao nosso, nos deram algumas dicas sobre Machu Pichu, Cusco...  Conhecemos também outros brasileiros enquanto fazíamos o passeio ao "Cerro Calvario". E a noite, enquanto jantávamos, conhecemos um casal de austríacos que falavam fluentemente espanhol, eles largaram tudo como nós para fazer o mochilão, já estavam a quase 3 meses viajando e como adoraram a América do Sul adiaram o dia da volta, mas como o dinheiro estava acabando, nos disseram que iriam até o Equador para trabalhar voluntariamente, tivemos uma ótima noite de conversa com esse casal austríaco onde falamos sobre política, economia, cultura da America do Sul...


          Dica: se quiser ficar longe de problemas evite o restaurante em Copacabana com o nome de restaurant vegetariano El Buho, pois tivemos alguns itens da nossa mochila roubada pelos próprios donos do restaurante e outra dica é provar a trucha a la plancha que é um peixe típido daquela região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário