quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

La Paz a Capital mais Alta do Mundo

   
 Saímos de Cochabamba as 10:00 hs e chegamos em La Paz as 18:00 hs (pagamos 20 bolivianos na empresa Trans Copacabana), nossa amiga do Hospitality foi nos receber na rodoviária e a noite fomos jantar no centro de La Paz onde eu provei a exótica llama e uma dica para os turistas é provar a carne de llama que é muito saborosa.

  Pela manhã fomos com nossa amiga Rocevel conhecer o centro histórico de La Paz, onde conhecemos a Cruz Verde, a Calle Jaén, Plaza Murillo, Plaza del Estudiante, Av. 16 de Julio, Iglesia San Francisco (muito interessante pois tem uma arquitetura católica misturada com a dos andes... observe bem as colunas), Mercado de las Brujas, a "gringolândia" (Calle Linares),  a feira de miniaturas( perto do Mercado Camacho) que é comemorada anualmente no mês de fevereiro, no outro dia fomos conhecer o Valle de la Luna (pegamos uma van que custou 2.30 bolivianos e a entrada custou 15 bolivianos).

  La Paz foi fundada pelos espanhóis para ser uma ponte de ligação entre Potosí e Lima, com uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas e El Alto (um município que recebe os camponeses em busca de trabalho em La Paz) que era um bairro de La Paz e virou município com uma população de quase 1 milhão de pessoas, esta região possui somente duas grandes indústrias uma é a da cervejaria Paceña e a outra é uma indústria de cimentos, embora Sucre continue sendo legalmente a capital do país a sede do governo esta em La Paz.
  
  Aprendemos um pouco da cultura Paceña com nossa amiga Rocevel e sua familia com relação ao respeito que os bolivianos tem com a Pacha Mama (Mãe Terra) que é a deidade máxima dos Andes. O que achei mais interessante em La Paz é o fator de estar cercada pelas montanhas, isso  da um visual bem interessante e uma certa limitação geográfica tornando uma cidade bem compacta. La Paz tem um trânsito bem caótico sem muitos semáforos e sinalização em seus cruzamentos, sendo a preferencial de quem chegar primeiro ou de quem mais buzinar por isso acredito que  La Paz deveria ser chamada de a "Capital da Buzina".

  Uma dica que nossos amigos paceños nos deram é trocar o taxi pelas vans por motivos de segurança. O principal meio de transporte público são as vans que custam em torno de 1 a 2,30 bolivianos (dependendo do percurso) e não existe ponto fixo é só dar a mão e ler o itinerário ou então fazer o mais difícil tentar entender o que eles estão gritando pela janela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário