domingo, 27 de fevereiro de 2011

Isla del Sol a Terra Onde Nasceu o Primeiro Inca - Manco Capac

      




      
  Pegamos um barco que custou 15 Bolivianos para a parte norte da "Isla del Sol" que durou uma faixa de 2 horas, essa parte da ilha tem menos estrutura do que a parte sul, pois os hotéis são as casas de nativos que custam entre 10 a 40 Bolivianos e para quem gosta de acampar é o local ideal (5 Bolivianos por barraca). A noite saímos com nossas amigas da Bahia para jantar (jantamos em uma casa de um nativo e pagamos 25 Bolivianos) e foi a noite mais fria que peguei na Bolívia, a sensação térmica estava uns -2C com um vento muito frio.

        Pela manhã fomos conhecer as ruínas incas - Ruínas de Chinkana também conhecidas como "El Laberinto" (pagamos 5 Bolivianos) e depois fomos fazer o caminho até a parte sul da ilha que durou 3 horas (o mais inusitado deste caminho é o pedestre ter que pagar um pedágio de 5 Bolivianos e para quem faz o caminho inverso, sul ao norte paga mais caro, 15 Bolivianos). Este trajeto que sai da parte norte da ilha (Challapampa) para a parte sul (Yumani) foi um dos caminhos mais interessantes que fiz, vale a pena fazer pois a paisagem é de tirar o fôlego, chegando a parte sul da ilha é necessário pagar um outro pedágio de 5 Bs que te dá ao direito de visitar outras ruinas e museus, encontramos uma hostal por 30 Bolivianos que tinha uma visão linda de frente para o lago Titikaka e depois do lago dava para ver as Cordilheiras dos Andes com seus picos cobertos por neve (não lembro o nome do hostel mais tem vários com essa descrição e preço). A parte sul da ilha possui mais estrutura para receber o turista com seus inúmeros hostels, restaurantes e artesanato. Para voltar a Copacabana, pode pergar uma balsa que sai as 10:30 ou às 16:00 que custa 20 Bs.

        Na "Isla del Sol" tem barcos particulares que podem levar você até a "Isla de la Luna" mas possui um preço um tanto salgado para mochileiros, eles cobram em media 200,00 Bs para o passeio. Vale a pena para quem tem um grupo, pois cabe até 6 pessoas no barco. Acabamos não fazendo esse passeio porque não encontramos mais pessoas para "rachar" o barco.

Dicas: Se você pensa em dormir na Ilha do Sol uma boa dica é pegar o barco até a parte sul da ilha dormir uma noite lá e depois fazer o caminho de 3 horas para a parte norte e de lá pegar o barco de volta (apesar de todos os bolivianos falarem o contrário, pois eles ganham mais vendendo o ingresso para a parte norte da ilha que é mais caro). Digo isso porque o caminho em direção ao norte possui subidas mais tranquilas se comparado ao caminho inverso. Outro motivo, é que a parte sul tem mais estrutura para passar a noite. Outra dica é quando for comprar os ingressos para poder entrar nas ruínas ou qualquer outra ingresso sempre olhar o valor no ingresso pois os funcionários do governo que vendem esses ingressos são extremamente corruptos e sempre estão vendendo a um preço maior do que esta no ingresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário