sábado, 26 de fevereiro de 2011

La Paz - Mais Uma Vez

         Voltamos para La Paz em uma Van que custou 25 Bolivianos por pessoa e dessa vez confesso com o coração partido sentindo saudades de Coroico. Agora ficamos na zona sul de La Paz na casa de nossa amiga do Hospitality. Estava interessado em conhecer Tiwanaku mais confesso que fiquei um pouco decepcionado pois pagamos 50 Bolivianos( uma dica compre o passeio na rodoviária, pois as outras empresas que estão na calle Linares) cobram de 60 a 80 Bolivianos)  para uma empresa que fazia o passeio até lá com um guia e mais 80 Bolivianos o ingresso que dava direito a conhecer o Sitio Arqueológico de Kalasasaya, Museo Arqueológico de Pumapunku, Museo Litico e o Museo Ceramico, então gastamos 130 Bolivianos por pessoa para ver 5% das ruinas de Tiwanaku pois os outros 95% foram saqueados pelos espanhóis para a construção das igrejas. Mais é uma cultura bem interessante os Tiwanaku pois estavam nessas terras antes dos Incas e sua língua o aymara até hoje é falada em vários países da América do Sul.

       Nossa amiga Paceña Jaqueline nos deu uma dica muito boa que seria visitar os restaurantes no bairro de Calacoto na zona sul (bairro de classe media) de La Paz pois estavamos traumatizados com a comida boliviana e lá, segundo ela, encontraríamos ótimos restaurantes. E realmente, conhecemos alguns restaurantes ótimos, o primeiro foi um indiano chamado British Curry House que fica na calle Reno Moreno, 20 (os pratos custam em torno de 35 Bolivianos) o outro foi uma churrascaria chamada Mi Terra que fica na calle Montenegro, 885 que tem como sistema o nosso tão amado serviço de rodizio, nesse pagamos 75 Bolivianos.
    
       No nosso último dia fomos conhecer um restaurante que os bolivianos chamam de  Peña (Peña são restaurantes que tem música típica boliviana ao vivo), esse que conhecemos fica na calle Jaen, 710, pagamos 35 Bolivianos de entrada para assistir o "Sangre Chaqueña", que cantam músicas típicas bolivianas da região de Tarija (algumas musicas lembram um pouco o forró nordestino e outras o fandango gaúcho como musica e como forma de dançar) a outra apresentação foi "Pepe Murillo y los Bolivianos", esse último vale a pena assistir pois não tem como não sorrir com as brincadeiras do Pepe Murillo, vocalista e também um dos donos do restaurante.

       Dicas: Se você pensa em estudar espanhol em La Paz uma boa dica é o I.E. que fica na avenida 20 de Octubre, 2315 (www.ie-spanishonline.com) que custa em torno de 40 a 32 Bolivianos por hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário