segunda-feira, 2 de maio de 2011

Pasto O Melhor Carnaval da Colômbia

      Saímos de Popayan em direção de Pasto (buseta custou 20.000,00 cada passagem) e demorou 6 horas para chegar, a paisagem da estrada é muito bonita com diversas montanhas e cachoeiras. Ao chegar em nosso destino ligamos para o nosso amigo do Couch, Julian e pegamos um taxi até sua casa.

       No dia seguinte pela manhã, saímos para conhecer o centro histórico da cidade, a Plaza de Nariño e apreciar o vulcão Galeras que de qualquer ponto da cidade pode vê-lo e a tarde fomos com Julian conhecer o Museu do Carnaval. O carnaval de Pasto é chamado de "Carnaval de Brancos e Negros" é a manifestação de raças mais significativa da Colômbia. Foi declarado em 2002 Patrimônio Cultural da Nação, e celebrada anualmente no inicio de Janeiro, atraindo a um grande número de turistas provenientes de todas as partes do país e do estrangeiro. O carnaval é chamado assim porque incorporou influências culturais que se encontravam ao longo dos séculos nesta região: rituais indígenas, expressões culturais dos espanhóis e da cultura africana. No dia 5 de janeiro as pessoas negras vão as ruas para pintar os brancos de negros e no outro dia os brancos saem as ruas para pintar os negros de branco por isso o nome carnaval de brancos e negros. Na cidade se organizam orquestras onde não há diferenças de raças e classes sociais. A festa começa com o desfile de carruagens com imensas figuras feitas pelos artesãos, convertendo-se numa demonstração cultural fascinante e cheia de alegria e há também os zarcos que lembra muitos as comemorações do Estado de Pernambuco e que são pessoas com pernas de madeiras gigantes que saem as ruas para comemorar o carnaval.

       No nosso terceiro dia na cidade, fomos conhecer a Laguna de la Cocha. Pegamos um taxi coletivo (3850,00 Pesos por passageiro) e de lá alugamos um barco que nos levou até a Isla Corota que é um santuário de flora e depois deu uma volta pelo lago, nos cobrou 15.000,00 pelo passeio.
       



Nenhum comentário:

Postar um comentário