domingo, 1 de maio de 2011

Manizales - A Capital Mundial do Café


        Saímos de Bogotá ao meio dia e chegamos em Manizales perto da meia noite (Empresa Bolivariano 43.000,00 cada passagem), este trajeto deveria durar em torno de 7 horas mas como teve muita chuva, houve muitos desmoronamentos nas estradas e vários trechos estavam interditados. Essa foi nossa primeira viagem pelas estradas colombianas e suas caras "busetas" (os famosos micro ônibus da Colômbia). O caminho tem uma paisagem maravilhosa, passando pelos Andes, mas o que torna a viagem cansativa são as busetas que tem pouco espaço para as pernas e também a imprudência dos motoristas que fazem ultrapassagens perigosas, falam o tempo todo no celular e andam em velocidade elevada para uma estrada cheia de curvas. Viajar pelas estradas da Colômbia acaba sendo uma aventura um tanto perigosa e cara, mas quando chegamos no nosso destino, vimos que a longa viagem valeu a pena.

       Quando chegamos em Manizales pegamos um taxi até a casa de nosso amigo do Couch Andres e sua namorada Ana Maria (5.500,00 Pesos), lá eles nos receberam calorosamente, apesar de termos chegando tarde  (meia noite), com chocolate quente e arepa com queijo. A arepa é feita de milho é uma comida bem típica da Colômbia, comem mais arepas do que pão.

        No outro dia, fomos almoçar na casa da Ana Maria onde sua familia fez um almoço muito parecido com o nosso do Brasil, o famoso arroz com feijão, coisa que sentíamos muita falta. A tarde saímos para conhecer o centro da cidade onde havia o ponto de informações turísticas que por sinal, estava muito bem preparado, lá podemos obter informações de onde poderíamos visitar na cidade e também podemos acessar internet.

        Infelizmente, uma das maiores atrações da cidade o Parque Natural los Nevados que tem  Vulcão Nevado del Ruiz, por conta das fortes chuvas, estava com a estrada que dava acesso fechada, desta forma não podemos conhecer. 

       Existem mais passeios a serem feitos como conhecer as fazendas cafeeiras chamadas de Fincas, ecoparques, como é uma cidade cultural, existrem muitas bibliotecas e museus, onde estão localizadas exibições de arqueologia, flora, arte, entre outros. A convite do Andres fomos conhecer o "Festival Internacional da Imagem" e depois ficamos para a festa que por sinal foi ótima.

         Manizales é uma cidade situada na zona cafetera com uma população de cerca de 400mil habitantes e é conhecida como a capital mundial do café, cuja festa se realiza anualmente  nas primeiras semanas de janeiro, sendo uma cidade bonita, limpa e por ser uma cidade montanhosa, existe uma maravilhosa vista, e o visitante pode aproveita-la fazendo um passeio pelo Teleférico (1.400,00 Pesos), ele liga a cidade (o centro) até a rodovíária, esse acaba sendo um meio de transporte para os moradores, já que este mesmo trajeto se for feito de ônibus, demora muito. Outras atrações para se conhecer são a Plaza de Bolivar, Plaza de Touros, catedral que é a segunda mais alta da América e onde tem o mirante com uma bela paisagem (7.000,00 Pesos Colombianos), Bosque popular El Prado, Recinto del Pensamiento, centro histórico ... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário