segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ipiales (Igreja de Las Lajas) e a Fronteira da Colômbia com Equador

         A viagem de Pasto a Ipiales durou cerca de 1: 20 hs a buseta nos custou 6.000,00 Pesos cada.  No terminal de ônibus de Ipiales pegamos um taxi coletivo que leva até o Santuario de las Lajas por 4000,00 Pesos.

         O Santuario de las Lajas fica a 7 km de Ipiales e esta localizada sobre o Cânion do Rio Guaitara é feita de pedras cinzas com detalhes brancos possuindo um estilo arquitetônico gótico. A basílica é uma das mais visitadas da América, a atual igreja já é a quarta construção no local e  recebe milhares de peregrinos colombianos e estrangeiros. Este belo santuário abriga a imagem de Nossa Senhora do Rosário, em pedra, que foi encontrada por uma índia e sua filha surda, em 1754, quando ambas buscavam refúgio em uma caverna durante uma tempestade. Ao encontrar a imagem, a menina teria sido curada milagrosamente e, desde então, a Santa é reverenciada e seus milagres são inúmeros. Em 1951, foi decretada pelo Vaticano a Coroação Canônica de Nuestra Señora de Las Lajas e em 1954 a igreja foi declarada como Basílica Menor (título honorífico concedido pelo Papa por motivos como a veneração dos devotos, beleza artística da arquitetura e decoração, entre outros).

          Sua localização sobre um penhasco de pedra, ao lado de uma bela cascata que termina em um rio de águas límpidas, encravada no Canyon de Guaítara a transformam em uma das mais bonitas igrejas do continente.   

       Após conhecermos o Santuário, fomos almoçar (5.500,00) e conhecer o centro da cidade. Ipiales não tem muito o que se conhecer, então logo voltamos para o terminal de ônibus e pegamos uma buseta que nos levaria até a fronteira (3000,00 Pesos por pessoa).

    Rapidamente chegamos na fronteira, fomos na imigração colombiana apresentar nossa saída e caminhamos até a imigração equatoriana apresentar nossa entrada. Próximo ao prédio da imigração do Equador pegamos um coletivo que nos levou até a cidade mais próxima, Tulcan, por 0,75 centavos de Dólar. No Equador a moeda corrente infelizmente é o dólar, estávamos acostumados com moedas mais fracas que o Real, agora temos que nos acostumar com o Dólar. 

        Em Tulcan, pegamos um ônibus até Otavalo por 3 dólares e foram quase 3 horas de viagem. Uma coisa boa quando se vai viajar no Equador são os baixos preços das passagens e a qualidade do transporte e estradas, outra coisa interessante nesse ônibus é a quantidade de vendedores que entram e nesse que pegamos tinha ate cantor de rap que ficava com um som alto cantando rap e dançando, quanto as busetas da Colômbia não sentimos a menor saudade.

        

Nenhum comentário:

Postar um comentário