domingo, 29 de maio de 2011

Cuenca a Cidade mais Bonita do Equador



      Depois que o avião partiu peguei um ônibus para a rodoviária (acredito que leva uns 15 minutos caminhando do aeroporto para a rodoviária, mas como estava com a mochila, resolvi ir de ônibus) e pela primeira vez desde os 4 meses de mochilão viajei sozinho e fui a Cuenca (custou 8,50 Dólares e demorou cerca de 5 horas), estava um pouco introspectivo até que conheci no ônibus um peruano chamado "Buba" que é uma figura, quando cheguei na rodoviária fui no centro de informações turísticas que fica dentro da rodoviária que por sinal é muito bom (tem outro ponto no centro da cidade na praça principal) e depois peguei um ônibus para a casa de um casal do "couch". 


        A noite fui a um show de Rock com o Buba e o pior estava por vir pois quando acabou o show estava muito cansado tinha acordado as 5 hs da manhã por causa da viagem da Kátia e fazia um frio doido (e eu de bermuda), meu amigo já estava muito doido e não conseguia encontrar o hostal que tinha me hospedado, resolvi ficar lá porque voltaria tarde do show e não queria incomodar o casal onde me hospedei, depois de mais de 1 hora caminhando pelo centro e morrendo de frio, finalmente encontrei esse bendido hostal.


       No outro dia peguei um ônibus com o meu amigo peruano na rodoviária com destino a Guayaquil (custa cerca de 2 a 1,45 Dólares e leva uns 40 minutos para chegar) e desci na entrada principal do Parque Nacional de Cajas, a entrada custa 2 Dólares, vale a pena fazer esse passeio pois é um lugar muito bonito mas leve roupa de frio mesmo que o clima de Cuenca esteja um pouco quente. Depois voltei a Cuenca e meu amigo Buba foi a Guayaquil mas combinamos de nos encontrar mais a frente em Baños.

         Depois de passar 2 dias na cama por causa da comida, fui conhecer com uma nova amiga da Alemanha Gualaceo que esta a 36km de Cuenca, o ônibus custa cerca de 0,60 Dólares e sai da rodoviária. O forte de Gualaceo é uma praça onde há uma feira com produtos típicos da região e muitas cholas, depois pegamos um ônibus para Chordeleg (0,25 Dólares) que esta a 6 km de Gualaceo e o forte da cidade são os chapéus do Panamá (sombreros de paja Toquilla) que custa mais caro do que em Ambato (18 a 35 Dólares vai depender da qualidade) e também ouro e prata, depois de pegar um ônibus "errado" pois o motorista informou que o ônibus passava em Sigsig mas fomos para um sentindo oposto (em muitas cidades do Equador existem cooperativas de ônibus então o motorista é o dono do ônibus e para ele quanto mais pessoas entram mais ele ganha, então mentiu só para ganhar mais passageiros), quando descemos minha amiga Dilek deu uma lição de moral no motorista e pegou o nosso dinheiro de volta,  fomos para Sigsig que esta a 18 km de Chordeleg. Sigsig foi declarado como patrimônio cultural urbano do Equador por causa da grande quantidade de casas do período republicano.  Para voltar a Cuenca a passagem custou 1,25 Dólares.

          Cuenca é a cidade mais bonita do Equador e conhecida pela grande quantidade de casas do período republicano (também há casas do período colonial mas são poucas), quando for visitar, guarde uma tarde ou uma manhã para somente conhecer o centro histórico que é muito interessante, outras atrações são as ruínas de Ingapirca que fica a 80km de Cuenca, para chegar tem que pegar um ônibus no Terminal Terrestre Cañar e custa 2,50 Dólares os horários são as 9:00 hs e as 12:20hs e a entrada custa 6 Dólares, Mirador Turi (pode pegar um ônibus na Av. Frei Vicente Solano e custa 0,25 Dólares), Aguas Termales de Baños fica a 8 km de Cuenca e pode pegar o ônibus da linha 12  na Av. Frei Vicente Solano e para quem gosta de museus a Calle Larga é conhecida como a rua dos museus, quase todos são gratuitos, o que achei mais interessante é o Museu Pumapungo (Banco Central) e uma boa dica é pedir um guia do museu que não custa nada, ele contará historias muito interessantes como as cabeças de algumas tribos indígenas da Amazônia que estão no museu.


    Dica: se quiser se hospedar em Cuenca vale a pena ficar no Hostal La Escalinata (Calle Larga # 5-83 y Hermano Miguel, hostallaescalinata@hotmail.com) é bem econômico, paguei 4 Dólares (mais custa 6 Dólares) com café da manhã, Internet Wi Fi, banheiro coletivo) se quiser com banheiro no quarto o valor é 10 Dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário