quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Resumo do Mochilão pelo Peru

      A principal atração do Peru sem dúvida é Machu Picchu, um dos lugares mais impressionantes que conheci até hoje, não é a toa que foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e para quem gosta de arqueologia além da cultura Inca também há outras culturas principalmente na costa do Peru como os Moches e suas ruínas de Chan Chan em Trujillo, outra coisa positiva em se viajar no Peru são os preços, pode-se fazer uma viagem bem econômica sem se privar de muita coisa, mesmo sendo mais caro que a Bolívia ainda é bem mais barato que o Brasil, um hostal pode custar de 10 Soles a 30 Soles (isso vai depender da cidade e temporada) e uma refeição pode ir de 2 Soles nos mercados públicos (que eu não aconselho comer) até 9 Soles com o "menu del dia", mas lógico há restaurantes de todos os preços, para todos os bolsos, mas como minha viagem foi de um mochileiro procurei lugares com bons preços, limpos e baratos. 


       Quanto as passagens de ônibus, estas são bem mais baratas se comparadas com as do Brasil, viajar no Peru é relativamente barato, dentre as empresas podemos classificar em 3 tipos: a primeira, a mais barata que sai das rodoviárias ou ao redor delas, a segunda um pouco mais cara, porém mais organizada possuem seu próprio terminal e seus ônibus tem mais qualidade com GPS que monitora a velocidade do motorista e com refeição inclusa e o terceiro que são dessas mesmas empresas mas são ônibus com maior conforto, como leitos e consequentemente são bem mais caros do que o segundo (eu sempre procuro o meio termo, então sempre viajei pelo segundo tipo). 


        Agora que falei das coisas que gostei em se viajar no Peru está na hora de mostrar o lado negativo, dos 20 países que conheço o Peru foi com certeza o país que mais me chocou em termos de educação, honestidade, higiene e como passei 5 meses lá posso falar não somente  como um turista de passagem mas como alguém que morou e teve um contato mais intenso com a cultura e confesso que fiquei triste com a falta de honestidade deste povo, não sei se agem assim somente com turistas, creio que não, mas esta foi a coisa que mais me incomodou neste país. Acredito que faz parte da cultura das pessoas de classe baixa (bom não posso falar que 100% são ladrões, pois conheci pessoas muito pobres que são honestas e muito educadas mais posso falar com toda a certeza que boa porcentagem da classe baixa peruana não sabe o que é honestidade), lembro bem em Cuzco quando fui em muitas mercearias e muitas senhoras de 60 ou 70 anos queriam me vender uma água mineral 600% mais cara do que o preço normal e falavam o preço na maior "cara de pau" mesmo como se fosse a coisa mais natural estorquir um turista ou mesmo quando pegava um táxi ou ônibus e o motorista ou o taxista também me falava preços das passagens bem mais caros do que o real, sem falar que muitos motoristas de ônibus enganam quando você pergunta se o ônibus passa em tal lugar, eles falam que sim ai quando você vai descer vê que foi para um lugar oposto do que queria ir, tudo isso só para ganhar mais uma passagem para o seu bolso. Mais não posso falar que 100% são assim pois tive um dos melhores "couch" dessa viagem que foi em Lima, onde fiquei na casa de uma familia peruana que gostei muito e me sentia em casa mais atenção aconselho usar "couch" em Peru somente em Lima e Trujillo e olhe bem o perfil das pessoas, pois conheço muitas pessoas que tiveram problemas com couch fora dessas duas cidades, sendo roubadas (como eu) e se você é mulher e esta viajando sozinha nem pense em  ficar em "couch" pois conheci muitas estrangeiras que tiveram problemas na calada da  noite com o peruano querendo algo mais.


        O segundo item que me incomodou foi a falta de educação das pessoas em algumas cidades quando você vai pedir uma informação muitos peruanos fazem de conta que não escutou e viram as costas para você ou quando falam com você falam em um tom grosso e sem paciência. Também senti falta de palavrinhas mágicas como por favor, desculpa, obrigado, palavras q não existem no vocabulário da terra dos Incas, o terceiro item é a falta de higiene no preparo da comida (não sou chato com comida, mas depois de passar mal e ver algumas coisas bárbaras, fiquei chocado) e também a quantidade de gordura e frituras, uma comida para ser boa neste país tem que ter um banho de gordura e ter frituras sem falar que tudo vem em excesso como sal, fritura, óleo, temperos, sem dúvidas que a comida Peruana (apesar de comida peruana ser famosa) como a Boliviana foi a pior comida que já comi em minha vida e por conta disso, não sentia fome perdi 5 kilos na Bolivia e 7 kilos no Peru.

Dicas: Tome o máximo de cuidado no Peru quando for pegar um táxi além dos preços que podem ser mais caros para o estrangeiro tem o fator que você pode ser assaltado coisa que acontece com muita frequência. Sempre fique atento a tudo com relação a preços pois se você é estrangeiro tudo é mais caro, então antes de comprar qualquer coisa de uma pesquisada, já vi estrangeiros pagarem 150 dólares pelo mesmo tour que paguei 15 dólares. Outra dica quando ficar em hostal ou mesmo em hotel sozinho em um quarto tenha o máximo de cuidado com as suas coisas, sempre use um cadeado ou faça como eu coloco tudo que tenho de valor como câmera, celular, dinheiro, cartão,... em uma mochila pequena e levo comigo, estes objetos vi com frequencia turistas reclamando que foram roubados onde estavam hospedados porque deixaram no quarto, um   exemplo disso foi em Lima, no hostal ao lado do que me hospedei fizeram um arrastão, roubaram todas as mochilas dos turistas hospedados, somente dois peruanos que estavam la não foram roubados (ou eles tem muitas sorte ou são muito burros, rsrs), infelizmente é assim nesse país e como disse minha amiga Dilek "viajei em quase todos os continentes como Ásia, África, Oceania, Europa e nunca tinha sido roubada mas no Peru fui roubadas 3 vezes em 3 hostal diferentes".


        Filmes peruanos: Los Ronderos, Paloma de Papel, La Vida es una Sola, Coca Mama, Don Melchor Amigo o Enemigo, Duelo Amar, Marcados por el Destino, El Hijo Viento, Altiplano, Niña Chay, Huerfanito, La Casa Embrujada, Triste Realidad, Flor de Retama, Max y NIke e acredito que o mais conhecido Teta Asustada.


          Músicas peruanas: no litoral do Peru encontramos o Landó, Zamacueca (que deu origem a cueca chilena e a zamba argentina) que são de origem africana que deu origem a música típica mais popular  da costa que é a Marinera (dança de cortejo),  que tem algumas variações como a Marinera Limeña e tem também a Valsa Crioula, já na serra do Peru encontramos o Huaino, Huaylash, Diablada (Puno e Bolivia) existem outros tipos de música mais foram essas que conheci no tempo que viajei pelo Peru e mesmo tendo vários tipos de música os peruanos como quase toda America que fala espanhol são apaixonados pela Salsa e Cumbia.


        Bom, apesar dos pesares, vale a pena conhecer o Peru, aprendi muito lá, é sempre válido conhecer culturas e lugares diferentes. Vale as dicas que deixei acima, para quem quiser ir até lá e não se incomodar, pois uma viagem tem que trazer alegrias, bons momentos e não preocupações.

Um comentário:

  1. Oi, boa tarde! como vai vc? Muito legal teu blog, parabéns!!! visite os meus tb: www.rosilenezuquetto.no.comunidades.net; http://rosilenezuquetto-biblia-sagrada.blogspot.com; http://rosilenezuquetto-poesias.blogspot.com; http://rosilenezuquetto-ponto-de-vista.blogspot.com e http://rosilenezuquetto-saber-comer.blogspot.com. Beijos e ate breve!!!

    ResponderExcluir