segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Arica - Chile


        Cheguei em Arica às 2 horas da tarde, no início me senti um pouco perdido por conta do fuso horário, o Chile esta duas horas a mais do que o Peru, igualando ao horário brasileiro (quando não se esta no horário de verão). A viagem de Tacna para Arica foi tranquila e no ônibus havia somente peruanos que trabalham no Chile com a exceção de uma chilena que sentou do meu lado e fomos conversando até Arica, sorri muito durante nossa conversa principalmente depois dela ter me contado que sua viagem de Lima a Tacna sentou uma pessoa muito gorda do seu lado e ocupou metade do seu assento, então ela viajou cerca de 20 horas no maior desconforto, depois de tanto sorrir dela não sabia o que me esperava pois na próxima viagem sentou uma gordinha do meu lado que fez a mesma coisa, tive que enfrentar 5 horas no aperto e ainda aguentar o cheiro dos gases que soltava. 


       Chegando em Arica já pude sentir diferenças entre Peru e Chile, além do fuso, é claro,  quando desci do ônibus um taxista muito educado veio me oferecer o seu serviço e como falei que não, ele repondeu com "gracias" ai fiquei sem acreditar já fazia uns 3 meses que não escutava essa palavra, em seguida fui procurar um ônibus para Iquique, comprei a passagem que custou 5000 Pesos Chilenos (a passagem vai de 5000 a 7500 isso vai depender da empresa e da época, em feriados e alta temporada é mais caro), deixei minha mochila na agência de ônibus que comprei a passagem tomei um coletivo (700 Pesos Chilenos) para o centro de Arica e desci perto do Mc Donalds


        Arica ja pertenceu ao Peru e hoje tem 180 mil habitantes, foi pelo porto de Arica que saia toda a prata de Potosi (Bolivia) com destino a Europa, em 1868 a cidade foi praticamente destruída por um terremoto de 8,5  Graus na Escala Richet seguido por um Tsunami (para se ter noção o recente terremoto de 11 de março que afetou o Japão foi de 7 Graus). Depois de andar um pouco pelo centro fui caminhando ao Morro de Arica que foi um lugar estratégico na Guerra do Pacifico e até hoje tem alguns canhões e trincheiras que foram usadas, lá  também se encontra um museu histórico e um Cristo que eles chamam de "El Cristo de La Paz", o mais interessante do Morro sem dúvida é a vista que se tem de toda a cidade. 


       Bom, a primeira impressão que tive do Chile é que aqui eles não falam espanhol, as vezes penso que falam japones ou chinês bom ainda não consegui identificar esse idioma falado aqui, só sei que não entendo nada do que eles falam (rsrs), a outra impressão que apesar de Arica não ser digamos a cidade mais importante do Chile da para notar que o país tem um bom desenvolvimento econômico, outra impressao que tive é que como estava pensando em Soles agora tudo que compro comparo com o Peru e a "facada" é grande, as coisas são mais caras do que estava acostumado, por isso, para não me assustar, comparo os preços com o Brasil que é o pais mais caro da America do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário