quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Iquique - Zona Franca Chilena

       Depois de 5 horas de viagem cheguei em Iquique e tomei um táxi coletivo (os táxi coletivos aqui são diferentes dos do Peru, são mais seguros, todos são cadastrados e sempre estão nas cores preta com amarela) que custou 500 Pesos Chilenos para o centro da cidade onde o meu guia indicava como sendo um ótimo lugar para se hospedar, bom e barato, diferente do outro lado da cidade onde estão as praias, portanto mais turitico e mais caro. Desci do táxi e então começou minha peregrinação a procura de um hostel pois todos apesarem de serem caros e um pouco sujos não tinham vagas, dificil de acreditar! Estava a mais de uma hora caminhando a procura de um lugar pra dormir com as mochilas nas costas e já se passando das 12 horas da noite, já estava sem esperanças, estava no centrão da cidade e olhava em volta e via um lugar como a cracolândia de minha querida Sampa, onde havia todos os tipos de "figuras" na rua como mendigos, delinqüentes, prostitutas, pessoas na praça se drogando, então encontrei uma prostituta na rua que me perguntou o que estava procurando e depois de falar que queria um hostel ela me indicou um e havia vagas, graças a sua dica pude descansar, ele não era muito econômico, 10.000 Pesos Chilenos (Hotel Amancaes, rua Bolivar,752) mais como estava difícil encontrar um, fora o perigo que estava lá fora não pensei duas vezes em ficar. 

       Meu próximo desafio estava por vir: procurar um lugar para comer, estava famindo, não havia almoçado naquele dia, comecei a caminhar a procura de um restaurante aberto e cuidar para não ser assaltado, mas quando estava caminhando uma gangue de cachorros com mais ou menos uns 20 (de todas as raças como Pastor Alemão, Husky Siberiano, Poodle...) começaram a correr atrás de mim e por sorte encontrei um restaurante chinês aberto que me salvou dessa gangue sem escrúpulos que estava sendo chefiada por um Poodle e da fome que estava terrível já estava me sentindo fraco.  Pedi todo contente meu prato, já que no Peru os restaurantes chineses eram fartos com pratos com quase 1 kilo de arroz com carne, mas para minha tristeza a comida foi muito pouca com duas colheres de arroz e um pouco de carne, então voltei triste para o hotel e ainda para piorar a prostituta que me informou do hotel veio atrás de mim querendo dinheiro pela informação, essa era o que me faltava para terminar o dia! Depois de todo essa aventura fui finalmente dormir. 

       No outro dia a primeira coisa que fui fazer foi procurar um hostel em um lugar mais seguro, encontrei um por 10.000 mas depois de uma rápida negociação consegui por 6.000 Pesos Chilenos (Hostal Sunset Beach, Calle Vivar, 1770, www.hostaliquique.cl) com Internet Wi-Fi, cozinha e banheiro coletivo, próximo a praia e em um lugar mais tranquilo onde poderia andar a noite com segurança,  o mais interessante foi que o dono falava português pois morou em Sampa por muito tempo.

       Iquiques tem uma população de cerca de 220 mil habitantes , onde tem a Zona Franca (Zofri) que pode se chegar de ônibus ou de taxi coletivo e custa entre 500 a 600 Soles Chilenos, fui todo contente até a Zona Franca achando que iria comprar coisas com preços melhores do que a do Peru, mas  decepcionei pois não achei os preços muito interessantes. O que mais gostei da cidade foram as casas coloniais de madeira que lembram muito alguns paises da Europa como a Inglaterra, a cidade também tem um beira mar muito bonita e o Parque Cavancha que tem alguns jacarés, alpacas  com entrada gratuita, tem também um importante cassino e  um posto de informações turisticas onde você pode adquirir um mapa da cidade e tudo isso esta perto da praia Cavancha e também no centro existem algumas agências de turismo com um preço bem salgado e o passeio que fiquei mais interessado foi o da laguna roja que custa 90.000 Pesos Chilenos (90 lucas!! wow) mais também tem o passeio do Oasis de Pica e Salitreras que custa 19.500 Pesos Chilenos e mais alguns que você pode pesquisar nesse site www.magicaltourchile.blogspot.com


       Depois mudei para o Backpack Hostel Iquique (6.000 Pesos Chilenos un quarto para 6 pessoas com Internet Wi Fi e banheiro coletivo) que fica na calle Amunategui,2071 que esta perto da praia Cavancha e la conheci um brasileiro gente boa chamando William que foi me convidar para um churrasco com os seus amigos franceses mais estava falando um espanhol com um sotaque muito forte do interior de São Paulo ai perguntei para ele misturando português e espanhol se ele era brasileiro e ele me respondeu e você é português ( por causa do meu portunhol pensor que era português... ), aconselho a ficarem nesse hostel pois sempre tem uma turma animada e 3 vezes por semanas tem churrasco com vinho (5.000 Pesos Chilenos, os Churrascos que fazia com o William saia em torno de 3.500 Pesos Chilenos) e no meu ultimo dia fizemos um churrasco e depois saímos em uma turma de umas 9 pessoas ( de todas as nacionalidades) e so voltamos as 7 da manhã.

      Depois de alguns dias na cidade voltei para Tacna no Peru para comprar algumas coisas na Zona Franca e uma câmera fotográfica que havia visto mais barato por lá. Algumas atrações de Iquique são a Torre del Reloj que foi construida em 1877 com madeira trazida direto do Canadá e Inglaterra; o Teatro Municipal que tem uma fachada de estilo Neo-clássico com quatro figuras femininas que representa as quatro estações do ano; o Paseo Baquedano que é uma rua cerca da Praça Prat que teve o seu início quando a cidade pertencia ao Peru e suas casas são do seculo XIX construidas com madeira (Pino Oregon) com estilo Georgiano, onde a aristocracia da época morava e a praia Cavancha que esta perto do centro e de onde fiquei e para quem gosta de pegar umas ondas acredito que seja um bom lugar para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário