segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Calama e San Pedro de Atacama


       Depois de comprar algumas "muambas" no Peru e matar a saudade dos "Chifas" (restaurantes Chineses) voltei para Arica e tomei um ônibus que custou 8.000 Pesos Chilenos (Frontera del Norte) para Calama, a viagem durou cerca de 6 horas. Calama foi uma cidade da Bolivia até 1879 onde foi facilmente dominada pelas tropas chilenas na Guerra do Pacifico e acredito que a maior atração da cidade além das oscilações de temperatura cujas noites são muito frias e os dias muito quentes, é a mina chamada de Chuquicamata que fica a 16km de Calama, é a maior mina de cobre do mundo mas infelizmente se encontra fechada para os turistas, em suas proximidades existe um povoado com o mesmo nome mas por conta da poluição proveniente da exploração da mina os  moradores locais mudaram para Calama e consequentemente virou uma cidade quase fantasma com um pouco mais de 1000 habitantes. Desta forma, quem vai visitar a região, tem que se hospedar em Calama cujos hotéis tem um preço um pouco salgado, de inicio fui até lá porque tinha a casa de um "couch" para ficar, mas este furou e tive que procurar um hotel. Depois de muita busca encontrei um no centro o Hotel  Pia (Av. Granaderos, 2148) que custou 10.000 Pesos Chilenos com Internet Wi Fi, banheiro coletivo e se pedir com "jeitinho" você pode usar a cozinha. Passei um dia em Calama e depois tomei um ônibus na rua Antogasta para San Pedro de Atacama que custou cerca de 2.000 Pesos Chilenos e durou 2 horas.

       Chegando em San Pedro fui procurar um hostel e quando entrei em um que se chama Hostal Sonchek (Calle G. le Paige,198, www.hostalsonchek.cl), acabei conhecendo o Filipe um brasileiro que também estava hospedado. Após uma boa conversa, pude matar as saudades de falar em português e resolvi ficar no mesmo quarto que Filipe que estava junto com mais 2 pessoas e custou 7.000 Pesos Chilenos. Após guardar minha mochila fui fazer um passeio com meu novo amigo até a Laguna Cejar, o passeio saia as 16 horas e custou a mera "facada" de 15000 Pesos Chilenos  mais a entrada que custa 2.000 Pesos Chilenos (um tanto caro para um mochileiro) e o interessante dessa Laguna é que devido a grande concentração de sal qualquer corpo que entrar vai flutuar sem o menor esforço, depois de dar uns mergulhos na água salgada cuja temperatura deveria estar por volta de uns 3°C, paramos para olhar o por do sol com direito a varias cores devido a diferença de materiais na formação do deserto e o passeio ainda inclui pisco e um lanche que posso dizer que possui um tempero especial: "tempero de mão", este achei melhor não provar.

       Outros passeios pelo Deserto do Atacama: Geisers del Tatio que custa 20000 Pesos Chilenos mais a entrada que custa 5.000 Pesos Chilenos; Laguna Altiplanicas e o Salar de Atacama 28.000 Pesos Chilenos mais a entrada que custa 5.000 Pesos Chilenos; Valle de la Luna que custa 8000 Pesos Chilenos mais a entrada de 2.000 Pesos Chilenos; Salar de Tara 44000 Pesos Chilenos, Valle del Arcoiris que custa 30000 Pesos Chilenos mais a entrada de 2.000 Pesos Chilenos, bom com esses preços nem preciso dizer que não fiz todos esses passeios, o que mais me interessou mesmo foi o da Laguna Cejar.

       No meu segundo dia aluguei uma bicicleta (dica leve pelo menos 1 litro de água) junto com o Filipe e fomos ver as ruinas pré- Incas de Pukara que fica a 3 km e se não me engano a entrada custou cerca de 2.000 Pesos Chilenos, e com a ajuda de um mapa que veio junto quando alugamos a bicicleta fomos conhecer outros lugares mas não foram tão interessantes como as ruinas pré-Incas.

       Quanto ao Deserto do Atacama e a cidade de San Pedro, apesar de serem lugares muito turísticos, não achei tão interessantes porque em primeiro lugar estou quase 5 meses viajando em uma região que é praticamente um deserto pois depois do Equador toda a costa do Peru e boa parte da costa do Chile  é praticamente um deserto então pagar um preço um tanto caro para fazer um passeio no meio do deserto é algo um pouco tosco para mim nessa altura de minha viagem de acordo com meu ponto de vista já que estou cansado de ver só deserto e sinto saudades de olhar o verde, e em segundo lugar apesar de San Pedro ser uma cidade com uma característica própria como casas de adobo e ruas de barro (para quem sofre de rinite, pode se preparar para a poeira!), coisas estas que para um viajante como eu não verá muita diferença do que se vê em algumas cidades brasileiras.

       A noite acabamos fazendo uma reunião no hostel para provar os vinhos chilenos e acho que acabei exagerando um pouco porque no outro dia fiquei de cama com uma ressaca doida e acabei não viajando, já meu amigo Filipe se despediu de mim e me disse assim "agora sei que você é brasileiros pois nos primeiro dia você me disse que era brasileiros mais toda vez que falava comigo so saia em espanhol e no máximo um portunhol e agora no terceiro dia o seu português esta bem melhor" (também são quase 5 meses sem falar português) e   seguiu para a Bolivia para o Salar de Uyuni. Quanto aos preços San Pedro de Atacama pode ser considerado caro para o Chile e um almoço econômico custa em média 3.000 Pesos Chilenos (depois de pesquisar bem eu encontrei um por 2.500 Pesos Chilenos que foi o que digo "BBB" (Bom, "Bonito" e Barato), mas se você estiver apertado tem um restaurante bem simples que custa 1.600 Pesos Chilenos só que não recomendo pois a higiene é bem precaria nesse lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário