terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tacna: a Zona Franca Peruana

      Em Tacna desci no terminal de ônibus e fui caminhando a procura de um hostal, mas como era aniversário da cidade e estavam promovendo varios eventos para comemorar, tive dificuldade de encontrar uma vaga, depois de muito andar e quase perdendo as esperanças, encontrei um perto da Praça de Armas por 30 soles com banheiro no quarto e televisão. Neste dia, Tacna estava completando 82 anos que regresso ao território peruano após plebiscito por causa da Guerra do Pacífico (ao contrário de Arica, cidade vizinha a Tacna, onde a população decidiu por plebiscito ser território chileno). 

      Tacna diferente de Tumbes é uma cidade com mais estrutura onde as pessoas são mais abertas e miscigenadas, por ser zona franca, encontrei muita coisa barata. Eu, particulamente, gostei mais do Centro Comercial Bolegnes que fica a umas 10 quadras da Praça de Armas, apesar de não ter comparação com o Paraguai em termos de quantidades de lojas e variedades, vale a pena dar uma passada para comprar alguma "muamba" por um preço razoável.  

     Depois de fazer umas comprinhas (sou mochileiro mas também não sou de ferro, "né"), fui ao Terminal Internacional e peguei um ônibus para Arica (Chile), a viagem durou cerca de 1 Hora e custou 10 Soles (mais a taxa de embarque de 1 Sol que se paga separada), se quiser, também exitem taxis coletivos que saem desse terminal e custam 20 Soles. Chegando na fronteira no lado peruano todos tem que descer com todas as suas bagagens e entregar a tarjeta andina no posto da polícia e quando entrar no lado chileno tem que fazer a mesma coisa só que desta vez, dar entrada no país.

Dicas: Se pedir informação do melhor local para fazer compras na Zona Franca vão te informar, assim como fizeram comigo, que Iquiques (Zona Franca do Chile) tem melhor preço porque os comerciantes de Tacna (Zona Franca do Peru) compram suas mercadorias lá, mas na prática, constatei que Tacna tem melhores preços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário