quarta-feira, 13 de abril de 2011

Iquitos - Selva Amazônica de Loreto no Peru

     Depois de 36 horas de viagem de barco chegamos em Nauta e pegamos um táxi coletivo que custou 10 Soles até Iquitos que durou cerca de 1h e 15 min, o que achamos mais interessante nesse percurso foi ver muitas pessoas vestindo a camisa do Brasil e nos fez sentir mais familiarizados com a região.

     Ao chegarmos na parada, pegamos uma daquelas motos com 3 pneus, bem típica da região, até perto da praça central e lá o rapaz do moto táxi nos sugeriu o hostal Baltazar (C. Condamine, 265 - 55 Soles o quarto para 2 pessoas) com internet, banheiro privado e ar condicionado, item importante nessa região. Procuramos um com piscina, pois com aquele calor seria perfeito,  mas são bem mais caros, em torno de 150 Soles (Hotel Marañon).

        Iquitos é uma cidade que tem muitos atrativos que agradam todos os gostos, o ideal é ir o posto de informações turísticas que fica na Calle Loreto, 201, a 3 quadras da Plaza de Armas, lá eles te entregarão um mapa da cidade, mostrarão pontos para se conhecer e também parques que você pode conhecer usando o transporte coletivo da cidade e também pequenos barcos, juntamente com seus preços. Achamos o pessoal muito bem preparado e informado, vale a pena ir até lá pegar umas dicas. Existem também agências de turismo que fazem passeios dentro da selva, leva você até "aldeias indígenas", colocamos entre aspas porque hoje em dia essas aldeias não possuem tanto a cultura indígena de antigamente, e quando o turista vai lá, eles encenam muito, não é o dia a dia deles mais. Esse tipo de passeio, normalmente é cobrado em dólares e custam em média $100,00.

        Seguimos as dicas das informações turisticas e fomos conhecer o Mercado de Belén que fica perto do centro, pode-se ir caminhando ou de ônibus que vale a pena conhecer pois são feitos de madeira e suas janelas não possuem vidro. Neste mercado você encontra de tudo, coisas comuns dos mercados como frutas, verduras, legumes, carnes, roupas, comidas típicas e também coisas da Amazônica como jacaré, tartaruga (carnes proibidas para o consumo), plantas medicinais para fazer infusões, unguentos e as famosas "garrafadas" que são garrafas com várias ervas que prometem curar vários males, as mais procuradas por turistas são RC e SVSS indicadas para impotência sexual, perfume de Puzanga para atrair homens ou mulheres e também encontramos a famosa Ayahuasca, mais conhecida no Brasil como Oaska, uma garrafa de 600mL pode custar de 8 a 60 Soles, tudo vai depender se você tem cara de "gringo" ou não.

       Outros lugares que vale a pena conhecer e você pode chegar até lá de ônibus (1 Sol) ou moto táxi (15 Soles) é o Parque Zoológico Quistococha (3 Soles), se quiser um serviço de guia, existem pessoas que cobram de 10-30 Soles. Lá o visitante poderá ver serpentes, macacos, pássaros, o famoso pirarucu (paiche) e para quem quer aproveitar o calor da região, lá existe uma "prainha" que é um lago natural com areia. Perto do lago existem restaurantes para se saborear a comida regional. Perto do parque cerca de 2 km existe o Centro de Resgate Amazônico que é uma ONG que protege os peixes-boi (Vaca Marina), lá o visitante pode chegar bem perto dos tanques e tocar nos peixes-boi, poderá também ver e/ou amamentar os filhotes.

        No outro dia, fomos ao Embarcadero e Mercado de Bellavista Nanay, pode-se chegar lá de ônibus (1 Sol) ou moto taxi (3 Soles), lá subimos em um pequeno barco que nos levou até o Barrio Florido por 3 Soles. Neste vilarejo existe uma pequena chácara que cobra 5 soles a entrada e lá se criam peixes Paiche nosso famoso pirarucu, eles te entregam um porção de peixe para que o visitante os alimente e assim, possa ver esse enorme peixe que chega a pesar 300km bem de perto. Você encontra também as maravilhosas vitórias régias flor símbolo da Amazônia.

        Iquitos possui uma culinária muito rica e a cidade oferece diversos restaurantes, se você é daqueles que tem um apetite grande indicamos o restaurante Kikiriki que so abre a noite(C. Napo, 400) uma refeição com arroz chaufa e camarões custa em torno de 12 soles e acreditamos que seja no mínimo para três pessoas. Para quem quer economizar e comer em um lugar limpo com um bom atendimento pode almoçar num supermecado que fica na Jr. Prospero, a 2 quadras da Plaza de Armas, a comida é muito boa e o menu do dia sai por 7 Soles. Agora para os apreciadores de uma cerveja bem gelada é o Arandú Bar (Calle Malecón Tarapata). 

        Depois de conhecermos um pouco de Iquitos saímos de barco em rumo a Santa Rosa fronteira com Colômbia e Brasil.  

        

     

2 comentários:

  1. Caramba, estou terminando de fazer todo o trajeto que mencionou. Só ainda não achei a cerveja bem gelada, rs. Mas vou experimentar ir no local que indicou. Abç.

    ResponderExcluir
  2. boa sorte na sua procura pela cerveja gelada rsrsr e se precisar de alguma informacao e so falar

    ResponderExcluir