segunda-feira, 25 de abril de 2011

Bogotá a Capital da Colômbia


   Saímos de Leticia as 14:40 no avião da Copa Airlines que custou 157.000,00 Pesos Colombianos. A viagem foi tranquila e durou em torno de 1:20 minutos. Chegando em Bogotá já notamos a diferença de temperatura saindo do calor insuportável de Leticia para uma temperatura mais amena. Pegamos um táxi (22.000,00 Pesos Colombianos) para a casa de nossa amiga Adriana do CS. 
     
      No outro dia fomos conhecer La Candelaria que é o bairro mais antigo de Bogotá e tem um ar pitoresco com suas casas coloniais e ruas estreitas, aconselhamos reservar uma manhã ou uma tarde para conhecer esse interessante bairro. Em la Candelaria você encontra a  Plaza Simon Bolivar que possui o monumento que dizem ser o primeiro a ser construído em homenagem a Simon Bolivar. Em sua volta encontra-se prédios que foram construídos sobre diversas influências: a Catedral (influência espanhola), Capitólio Nacional (Congresso que foi construido sobre influência britânica), Alcadia (prefeitura com prédio estilo francês) e o Palácio da Justicia ( possui estilo colombiano). Em La Candelaria você encontra muitos hostels, hotéis e restaurantes, e por isso, é o melhor lugar para se hospedar.

      Bogotá é uma cidade com quase 10 milhões de habitantes, sendo uma cidade limpa, bem organizada com ótimos parques (Parque Nacional Olaya Herrera ou Parque de los Novios,...) e uma coisa que chama a atenção é que depois de Londres, Bogotá tem o maior número de construções de tijolos a vista. Outra atração para se visitar é o Cerro de Monserrate que é um mirante perto do centro da cidade - La Candelaria, se for subir de teleférico, custa em torno de 14.000,00 Pesos Colombianos (isso vai depender do horário pois a noite é mais caro) mas se você pensar em subir caminhando uma dica é subir pela manhã pois tem mais pessoas nesse horário, então será mais seguro do que a tarde que tem menos pessoas circulando nesse horário.  Para o turista, a cidade é organizada de maneira fácil: ruas (calles), Avenidas e  Carreras, onde as calles cruzam a cidade de leste a oeste e as carreras de norte a sul. E tudo é numerado, então, basta seguir a ordem para você se localizar. Outra coisa que ajuda a localização em Bogotá são os morros Monserrate e Guadalupe. O que mais gostamos dessa cidade foram as pessoas que lembram muito os brasileiros no sentido de hospitalidade e educação um exemplo disso foi nossa amiga colombiana Adriana do CS que adoramos ter conhecido.

     Para se locomover em Bogotá além dos coletivos, existe o Transmilenium que segue os padrões de Curitiba, é um meio de transporte mais rápido e organizado.

      A culinária em Bogotá é bem variada apreciam muito feijão, plátano (uma espécie de banana verde), o patacon (feito a base de plátano verde), as famosas arepas prato preferido de todo colombiado, são feitas de milho e podem vir com queijo, manteiga, recheadas com frango, obleas que são cascas de waffles recheadas com doce de leite, creme entre outros, existem também como comida rápida os buñuelos (bolinhos), pan de yuca (pão de que), pan de queso e a panela (rapadura). E também não pode faltar o café colombiano conhecido mundialmente. Os colombianos são grandes apreciadores de café, o famoso Tinto,  que pode se adoçado com a panela.

4 comentários:

  1. sim bogota é lindo ....estou vivendo aqui ha um mes a trabalho a vontade é ficar ....aqui...
    abraços
    juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a Capital que mas gostei em America do Sul e ja pensei em morar ai
      abs

      Excluir
  2. Pode me falar um pouco da altitude de Bogotá. Passe muito mal em cidade com Cidade do México, estação de ski no Chile(Vale Nevado), Colorado (Brekenridge,...). O que sugere para que eu passe uma boa temporada sem sentir nada? Obrigada, Deborah, Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Ola Debora tudo bem
    desculpa a demora para responder sua pergunta e que estava de ferias em Brasilia
    olhei algumas pessoas tomando esse remedio sorojchi pills, mas seria bom antes perguntar para o seu medico ou entao mastigar a folha da coca...mas eu pelo menos nao senti muito a altitude de bogota como senti a de potosi na bolivia e acho que vc tb nao vai sentir muito e aproveita a cidade pois fui uma das capitais que mas gostei da america do sul

    ResponderExcluir