quinta-feira, 7 de abril de 2011

Huanchaco e Trujillo a Capital Cultural do Peru


      Saímos de Lima ás 8:00 hs pela empresa de ônibus Cruz del Sur que custou 80 soles, chegamos em Trujillo as 17:00 hs do mesmo dia e depois fomos para a casa do Cervantes do HC. No primeiro dia fomos conhecer as ruinas de Chan Chan, Huaca de La Luna junto com o   Museu Moche, existem muitas agências que vendem um pacote para este passeio e cobram em média 20 Soles, mas não está incluso a entrada para as ruinas que custa 11 Soles cada, resolvemos ir por nossa conta pois há coletivos que deixam as pessoas na porta e custam 1 Sol. 

    No segundo dia fomos conhecer o centro historico de Trujillo, uma dica é ir ao posto de informações perto da Plaza de Armas e pegar um mapa da cidade e locais para se visitar e também te informam os horários de funcionamento juntamente com os preços das entradas, somente fomos visitar os locais que não cobravam a entrada (Urguiaga Mansion, Mansion of the Independence, Iturregui Palace). Depois do almoço nos despedimos de nosso amigo Cervantes e fomos para Huanchaco curtir um pouco a praia.


     Uma das comidas típicas de Trujillo é o cabrito con frijol que é uma carne de cabrito feita com um tempero típico deles juntamente com arroz, feijão e mandioca, o feijão deles não é tão bom quanto o brasileiro mas deu para matar as saudades de uma comida com feijão. Outro prato típico da região da costa peruana é o Cebiche ou Ceviche que é um prato feito com peixe cru que pode também vir acrescentado de mariscos, todos temperados com um caldo de limão e algumas ervas juntamente com milho cozido, batata e/ou mandioca.
     
     Uma coisa que nos chamou muito a atenção em Trujillo foi a grande quantidade de moto taxis e taxis que a cidade possui, eles deixam o trânsito caótico onde fica ruim para o pedestre caminhar e também fazem muito barulho, então para descansar um pouco dessa "loucura" resolvemos passar um dia na tranquilidade da praia, fomos a Huanchaco.

     Huanchaco fica perto das ruínas de Chan Chan, então, quando quiser visitar as ruinas ou ir a Huanchaco pode pegar um coletivo na Av. Espanha, as ruínas ficam quase na metade do caminho. 


    Huanchaco está localizada ao norte de Trujillo, possui uma bela praia é muito conhecida por possuir ondas fortes, chamando a atenção de vários surfistas. Possui também os "caballos de totora" que são pequenos caiaques feito de uma planta chamada totora muito resistente onde o turista pode alugar um e sair remando pelo mar.


    Em Huanchaco  ficamos num hostel de frente a praia por apenas 30 Soles, um ótimo preço quando comparado aos preços de hospedagem no Brasil em lugares de frente ao mar. Um outro hostal bom que uma amiga nossa ficou foi o Hostal Nay Lamp que também fica de frente ao mar e possui preços acessíveis.


   Dicas: quando forem comer tomem muito cuidado com os restaurantes em Huanchaco e Trujillo pois muitos independente dos preços não tem boas condições de higiene e o atendimento é péssimo outra dica é a promoção da Hospedaje Casa de Reposo El Boqueron (Ricardo Palma,330, Huanchaco, email maznaran@hotmail.com) que tem cursos grátis de espanhol ou francês para as pessoas que se hospedarem por mais de um mês ( quartos apartir de 10 soles).



Nenhum comentário:

Postar um comentário