quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tarapoto - Cidade das Palmeiras

     Saímos de Trujillo com destino a Tarapoto as 15:00 pela empresa Movil Tour (pode chamar "quentetour" pois o ar condicionado não funciona muito bem e viajamos em uma temperatura "agradável" de 35C) que custou 80 Soles, chegamos em nosso destino as 8:30. Pegamos um moto taxi que custou 5 soles (depois descobrimos que o valor correto seria 2 soles) até o hostal El Mirador (65 soles o quarto duplo, Jr San Pablo de la Cruz, 517, elmirador1106@hotmail.com) que fica a 4 quadras da Plaza de Armas, lá uma a dona do hostal, senhora Talma, nos recebeu muito amorosamente. Já sentimos a mudança de clima, a temperatura já estava bem mais alta que na costa, mas a nova paisagem de selva, vale a pena!

      Em Tarapoto não só a paisagem muda mas também as pessoas que são mais calorosas e a comida juntamente com as frutas, são diferentes também. Na cidade você pode fazer vários passeios pela floresta e conhecer suas cachoeiras. Decidimos somente conhecer o povoado de Lamas, para chegar lá você pode pegar um taxi coletivo por 5 Soles e vai poder visitar um Castelo e o mirador (da para conhecer eles caminhando mais se não quiser pode pegar um moto taxi), pode conhecer também a Cascada de Huacamaillo, Cascada de Tamushal, Catarata del Ahuashiyacu e a Laguna Azul, todos essas atrações tem taxi coletivo  que estão na mesma faixa de preço do que pagamos para Lamas, uma dica é sempre ir ao posto de informações turísticas que fica na praça principal e pegar essas informações com os valores e o mapa de onde estão os taxi coletivos.

     Os pratos típicos da região da selva são Juane de Gallina preparado a base de arroz, frango e ovo enrolados em uma folha de bijao, Ninajuane também fica envolto por uma folha de bananeira mas é composto por ovos mexidos com pedades de frango, Patarashca é um prato composto por um peixe envolto em folha de bananeira ou folha de bijao que depois é levado ao forno para assar, as frutas da região são o Aguaje que é o nosso buriti, mas na selva peruana é consumida a fruta, ou em forma de suco ou sorvete (chupete), diferente do Brasil que as pessoas normalmente os consomem na forma de doce. Na selva já podemos observar a grande semelhança com a cultura brasileira tanto em suas músicas, dança, modo de vida e culinária.


      Depois que conhecer a cidade, saimos em rumo a Iquitos. Não existem estradas, o trajeto deve ser feito por barco ou avião, decidimos viajar de barco para poder conhecer melhor a selva e a cultura regional. Existem barcos com saídas diárias, todos saem do povoado deYurimaguas que fica a 2 horas de Tarapoto onde você pode ir de ônibus coletivo (15Soles) ou de taxi coletivo (20Soles). Resolvemos ir de taxi coletivos porque o carro vai até o hotel te pegar, já o ônibus, você tem que pegar um moto taxi que te levará ate a parada, pensamos que não vale tanto a pena o ônibus por ser menos confortável e mais demorado.


        Em Yurimaguas pegamos um moto taxi que nos levou no comércio da cidade para que possamos comprar umas redes para dormir (35 Soles) e água, pois o barco não possui então cada um tem que levar a sua. Outra coisa que cada passageiro tem que levar são os talheres, um prato ou pote e um copo para que possa fazer as 3 refeições que o barco fornece. Depois de comprar as coisas que nos faltava, o moto taxi nos levou até o porto (3 Soles), lá compramos nosso bilhete de entrada 70 Soles, a única empresa de barcos que faz esse trajeto chama-se Eduardo, compramos um bilhete até a cidade de Nauta, capital do estado de Loreto, de Nauta, poderiamos seguir até Iquitos de taxi coletivo (10 Soles) e levaria em torna de 1hora e 15minutos, outra opção é seguir de barco até até Iquitos, custaria mais 10 Soles e demoraria mais 8horas. Nossa viagem até Nauta durou 36 horas.


        Os barcos que fazem esse trajeto são de metal e possuem até 3 andares. Os nativos, normalmente gostam de ficar no andar de baixo, perto da cozinha, banheiros e TV. Decidimos ficar no andar de cima por ser mais tranquilo e mais ventilado, é aconselhável chegar com antecedencia no barco para que possa por sua rede num lugar melhor. Como são muitas horas de viagem, existem chuveiros para tomar banho e também uma pequena lanchonete para quem quiser comprar um refrigerante gelado, água, salgados entre outras coisas. Durante as paradas do barco para entrada de passageiros e mercadorias em povoados ribeirinhos, você pode comprar frutas e pratos regionais. Como o barco é o único meio de transporte da região os nativos carregam diversos tipos de mercadorias desde bananas, palmitos até moto taxis e a medida que o barco vai avançando pelo rio, muitos barquinhos, canoas se aproximam para embarcar mais passageiros e/ou deixar mais mercadorias, vale a pena fazer essa viagem e apesar de ser uma viagem longa o tempo passou rápido, conhecemos o Julio e o "Chino" que são dois peruanos que moram no Brasil e falam muito bem Português.


             Dicas: Os peruanos da selva são muito mais hospitaleiros do que os peruanos dos Andes mas cuidado porque depois de um favor eles sempre vão querer uma "propina" e sempre fique atendo com os moto táxi ou os taxistas que ficam perto de hotéis ou rodoviárias a espera de turistas pois esses sempre vão comprar um valor acima do real. Os hotéis de Tarapoto são mais caros se comparados com outras cidades do Peru e para quem gosta de piscina tem a Hospedaje Juan Pablo ( Jr Ramon Castilla, 912, emta141055@hotmail.com) que custa 70 soles para o casal.


          

Nenhum comentário:

Postar um comentário