domingo, 20 de março de 2011

As Linhas de Nasca

     Chegamos em Nasca as 7:00 hs e após irmos a casa de nosso Couchsurfing e não ter encontrado o mesmo, fomos para o hostal Guang Zhou que fica na Calle Fermin del Castillo,494, próximo a Plaza de Armas que custou 15 soles por pessoa com banheiro no quarto, Internet Wi Fi e piscina, uma boa dica é o restaurante do mesmo dono e com o mesmo nome que fica na calle Boulevard, prove o arroz com camarão que custa 7,50 soles mais tem que ter uma pouco de paciência pois o atendimento é péssimo e um tanto demorado e sempre fique de olho na conta pois a dona ou gerente do restaurante sempre vai tentar de cobrar um valor acima do que esta no menu, mas mesmo apesar desses "poréns", vale a pena porque a cidade possui vários outros restaurantes mas são bem mais caros, a comida não é tão boa  e o atendimento não é tão diferente. Outra boa dica é que procure o serviço de informaçoes de turismo da prefeitura que fica na Plaza de Armas, lá você pode pegar um mapa da cidade e  dos pontos turísticos da região e também as rotas de ônibus que saem de 30 em 30 minutos que passam perto das linhas de Nasca (tem dois tipos de passeio para ver as linhas de nasca um é de avião e o outro é terrestre). Fazendo assim, você vai gastar em torno de 4 soles a ida e volta do ônibus e mais 2 soles para entrar no mirante das Linhas de Nasca. As agências chegam a cobrar  de 80 a 110 soles por esse passeio, a única diferença é que o passeio que eles oferecem tem a entrada ao museu Chauchilla que custa 10 soles,  então tome cuidado com os preços abusivos dessas agências. Não fizemos o passeio aéreo pelas linhas que custaria em torno de 100 dólares.

   No segundo dia em Nasca, depois da recomendação de nossos novos amigos da Casa da Cultura, alugamos um taxi com o guia Leo por 100 soles que nos levou a Ocongalia (aquaductos), Cahuachi (pirâmides) e Estaqueria (campo com estacas) e também a um campo que era um cemitério do povo antigo de Nasca.

   A noite, fomos como o Luis Queiros o "perico", Paola e um amigo deles ao Centro Energético de Orcona, situado no povoado de Orcona, lá ele nos apresentou ao presidente da associação, Lucho, que nos recebeu em sua casa e nos acompanhou até o campo energético, onde eles dizem que muitas pessoas foram curadas de enfermidades, é um lugar místico que esta fora da rota turística mais para quem gosta vale a pena conhecer, o procedimento é entrar no campo energético, deita em sua areia permanecendo no máximo 45 minutos.

    Uma das comidas típicas de Nasca é a mistura de arroz com feijão chamado "Tacu tacu" que pode vir acompanhado de bife e ovo. Existe também o arroz tapado (carne misturado com arroz) e a Cachina um licor muito saboroso feito de uva que deve ser ingerido bem gelado.
   

2 comentários:

  1. Irei em julho para o Peru. Você não fez o passeio aéreo. Não se arrependeu? Dá para visualizar os desenhos no mirante? Não temos muito dinheiro, mas não quero perder as maiores emoções...

    ResponderExcluir
  2. Ola Ana Paulo desculpa pela demora em responder e que nao estou mas usando esse email do google, bom na verdade no meu ponto de vista nao tem muita diferenca entre o passeio aereo e o que fiz e se vc quiser fazer economia e bom ficar de olhor nos precos pois no peru sempre tem dois precos um para o turista e o outro para eles

    ResponderExcluir