domingo, 6 de março de 2011

Puno a Capital Folclórica do Peru

      Saímos de Copacabana as 13:30 hs em direção a Puno (a passagem custou 60 Bolivianos) e chegamos em Puno às 17hs, quanto a fronteira, é tranquilo o ônibus para na Polícia Federal do lado boliviano para que os passageiros dêem saída do país e depois todos vão caminhando para o lado peruano para dar entrada (o passaporte é carimbado e é entregue um papel que será devolvido na saída do país), na fronteira dos dois países há casas de câmbio a uma cotação de um real igual a 1,10 Soles a 1,20 Soles.

         Ao chegarmos na rodoviária de Puno, há muitas pessoas oferecendo hotéis dos mais variados preços, como não tínhamos nenhum hotel em mente, acabamos aceitando a oferta de uma dessas pessoas ao hotel que nos acompanhou de táxi até ele. O hotel nos custou s/ 20,00 Soles cada um sem café da manhã. A noite fomos passear na praça principal de Puno chamada Plaza de Armas (muitas cidades no Peru possui como praça principal a Plaza de Armas), passamos também pelo calçadão situado  a calle Lima onde encontramos muitos turistas caminhando e é neste calçadão onde encontram-se os melhores restaurantes e diversas lojas de souvenirs. 

      No dia seguinte fomos procurar um outro hostal (Kollas Inn, Jr. Arequipa, 386) para ficarmos pois o que estávamos o atendimento não era bom e eles desligavam a internet a noite. Encontramos um mais barato por s/ 15,00 Soles cada um numa rua paralela a C. Lima. No hostal compramos o Passeio as "Islas Flotantes de Urus" e a ilha Taquille por s/ 25,00 Soles cada um. Os passeios variam muito entre as agências, já haviam nos oferecido o mesmo passeio por s/ 50,00 Soles. Como o passeio só sairia no dia seguinte, a tarde fomos caminhar pela cidade, conhecemos o Arco Deustua, Catedral, Casa del Corregidor, Mercado Principal ( na calle Lima é um posto de informações turistas com muitos materiais e mapas da cidade) e também fomos ao "Cerro Huajsapata"  onde se encontra um monumento em homenagem a Manco Capac o lendário fundador do Império Inca e de lá pudemos apreciar a vista da cidade e do lago Titicaca.

       No dia seguinte saímos as 7:00 para fazer o passeio as "Islas Flotantes" e a ilha "Taquille" e retornamos as 18:00 hs, deixamos nossas mochilas no hostal. Uma van veio nos buscar no hotel e nos levou até o porto. Normalmente, no roteiro, visita-se primeiro as "Islas Flotantes de Urus" e depois vamos  a ilha de Taquille conhece-la e almoçar lá (20 Soles), mas como estava chovendo muito, fomos primeiro a Taquille que era mais longe, se encontra a 3 horas desde Puno, lá o clima estava maravilhoso, estava um dia ensolarado, muito diferente de Puno. No passeio conhecemos um casal chileno que toca percussão e conhecem muitas bandas do Brasil, também conhecemos umas Ucranianas que estavam indo passar o carnaval no Brasil e também tivemos uma ótima conversa com um casal Argentino (na verdade ele é Japonês mas mora muito tempo na Argentina) que conhece quase todo o Brasil. É um passeio que aconselho fazer tanto para a Ilha deTaquille como para a exótica "Isla Flotantes de Urus", os Urus já estão nessas ilhas flutuantes a mais de 3000 anos antes de Cristo e essas ilhas duram em torno de 30 anos.

  Já sentimos uma diferença grande entre a Bolívia e o Peru, pois no Peru os ônibus são mais confortáveis e também mais caros, as estradas são melhores e nas cidades há mais estrutura quando comparadas a Bolívia, as pessoas são mais abertas e mais miscigenadas e o principal aqui nossos "Reales" não vale tanto como na Bolívia. Os restaurantes em Puno na calle Lima que é onde se encontra os principais restaurantes, um almoço esta custando em torno de 25 a 30 Soles mais encontramos um restaurante na calle Grau que custa em torno de 15 Soles com um ótimo atendimento e muito limpo, mais se você quiser fazer uma economia pode ir nos "Chifas" (restaurantes chineses) que estão mais afastados da calle Lima que custa em torno de 5 a 6 Soles e também os restaurantes populares que custam em torno de 3 Soles (bom se tiver um bom estômago e coragem... boa sorte), uma boa dica de culinária é provar a carne de alpaca. A noite quando estávamos indo comprar a passagem para Cusco conhecemos na rodoviária um casal de brasileiros (Guilherme e Juliana ) do Rio Grande do Sul que estavam chegando de Cusco, então fomos jantar juntos e trocamos algumas informações sobre Cusco e Puno.


  Dica: ao chegar em Puno da rodoviária para a praça principal onde fica os principais hotéis da uns 15 a 20 minutos caminhando e se não quiser ir caminhando pode pegar um táxi fora da rodoviária por 3 soles pois os que ficam dentro da rodoviária custa 5 soles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário