terça-feira, 15 de março de 2011

Urubamba e o Carnaval do Peru

Chegando em Urubamba fomos para a casa de um "couch" mas acabamos indo para um hotel pois esse "couch" confundiu hotel com couchsurfing. Depois fomos conhecer umas ruínas fora do roteiro turístico que fica no topo de uma montanha e da uns 40 minutos de caminhada depois da Casa Colibri.

Conhecemos uma peruana chamada Karen que trabalha nas informações turísticas da Prefeitura que nos indicou um hostal chamado Misky Illari na calle Belen que fica perto da praça principal e custou 15 soles com banheiro no quarto, Internet Wi Fi e o melhor podíamos usar a cozinha. Nesse hostal conhecemos os irmãos do dono do Hostal (Wilson e Tomas)  que foram nossos guias pela cidade, eles nos levaram para a chácara de seus pais que por sinal é um bonito lugar, onde conhecemos sua familia e depois fomos caminhando com o seu sobrinho Carlos, Jessica e o nosso guia Tomas para as ruínas do palácio do inca Manco Sayri Tupac II que fica em Yucay, passamos uma ótima tarde com os nossos amigos peruanos que nos contaram as historias das ruínas, nos mostraram os lugares onde foram travadas as batalhas, nos ensinaram um pouco de Quechua, e o mais interessante, mostraram uma ruína diferente de todas as ruínas Incas que já havia visto, nelas haviam duas escadas a do lado esquerdo era usada pela Rainha dos Incas e a do lado direito era onde o rei Inca descia e no final do passeio fomos tomar o "wisky dos Incas" que é a chicha branca que nada mais é do que o milho fermentado, meio litro custa 0,40 centavos de soles, então pegamos um ônibus para voltar a Urubamba e pagamos 0,60 centavos de soles.

O carnaval de Urubamba foi comemorado no dia 6 de Março (domingo) e o que podemos falar que é bem diferente do Brasil pois aqui as pessoas jogam águas umas nas outras (muitas da rua contaminadas pelo esgoto)  e se não tiver água vai a lama ou então espumas nos olhos e quanto as brincadeiras com águas chegam a machucar as pessoas pois as bolas de águas são jogadas com muita força nas pessoas que estão na rua, por causa disso saímos só para conhecer o carnaval e logo logo voltamos com muito frio e muita  preocupação de levar uma bola de água ou lama na cara.