terça-feira, 15 de março de 2011

Machu Picchu - Uma Rota mais Barata para Machu Picchu

 Saímos de Urubamba as 8:30 hs e a passagem custou 20 soles (a passagem custa 15 soles mais como era uma segunda depois do carnaval a passagem aumentou para 25 soles mais graças ao nosso amigo Wilson que conversou com o vendedor, a passagem custou 20 soles) e chegamos a Santa Maria as 14:00 hs ( e posso falar que foi umas das viagens mais "perigosas" que fizemos pois o nosso ônibus foi atacado umas 30 vezes com bolas de águas, muitos passageiros ficaram molhados quando eles foram acertados com as bolas de águas), depois pegamos um táxi coletivo com um casal de franceses que custou 15 soles ate a hidrelétrica de Santa Teresa e da hidrelétrica fomos caminhando por uma trilha que acompanha a linha do trem até Aguas Calientes o que leva em torno de 2 a 3 hs dependendo do seu passo (para quem não gosta de trilhas pode pegar um ônibus de Cusco a Ollantaytambo (acho que custa uns 10 Soles) e em Ollantaytambo tem  o  trem que custa 33 dolares o bilhete de ida até a cidade de Aguas Calientes (este é o valor do bilhete mais barato no trem) . Bom, voltanto a trilha, essa foi uma das mais lindas que fizemos nesse mochilão, a paisagem dentro da floresta beirando o rio é espetacular e o mais interessante arrumamos um amigo que nos acompanhou os 11km de trilha que durou 2horas e 40 minutos, um cachorro. Ele participou de todas nossas paradas para tirar fotos e descansar. Não entendíamos porque ele nos acompanhava, mas quando chegamos a Aguas Calientes descobrimos o porque, ele era um "cão guia", nos disseram que na cidade existem uns 4 cachorros que fazem isso, acompanham os turistas e fazem isto todos os dias, vão e voltam.

     Após nos despedir de nosso amigo, fomos ao hotel chamado Angie's (20 soles a diária) que fica perto da praça principal. Depois fomos jantar. Uma coisa que percebemos foi que se você quer comer bem e por um bom preço, vale a pena optar pelos restaurantes chineses (chamados de chifa), eles tem um preço acessível, em torno de 10 soles e a comida é muito boa comparada aos restaurantes tradicionais da cidade, e o mais importante, em  Aguas Calientes cobra-se uma taxa de serviço que varia em torno de 15 a 20%, as vezes até mais, porque eles arredondam o valor, já nos restaurantes chineses, não existe essa taxa. Ela também não é cobrada nos restaurantes que não ficam nas ruas principais, esses se encontram nas travessas delas. Então se você que fugir das taxas abusivas evite os restaurantes da rua principal e se quiser economizar a dica é procurar o restaurante antojitos que custa 7 Soles uma refeição.

     Após jantar, fomos dar uma volta na cidade e comprar o bilhete para a visita a Machu Pichu   (126 soles e tem que levar o passaporte) que faríamos na manhã seguinte já que o dia foi lindo e nenhum sinal de chuva. Mas durante a madrugada, começou uma chuva bem forte, e quando amanheceu ela diminuiu mas continuava a garoa, como já havíamos comprado o bilhete, tivemos que ir mesmo assim. Como havíamos planejado, subiríamos até Machu Pichu de ônibus (8 dolares) e voltaríamos a pé para aproveitar a paisagem e economizar também, mas na hora de ir embora a chuva não cessou e tivemos que voltar de ônibus.

     Ao chegarmos a Machu Pichu não estava mais chovendo, então caminhamos pelas ruinas e fomos em direção a montanha de Huaina Pichu porque para poder subir, existe um horário máximo (10:00hs) e também um limite máximo de 400 pessoas por dia. Subimos até o pico de Huaina Pichu, um caminho nada fácil que leva mais ou menos 1hora mas que vale a pena pois de lá poderíamos ver as ruínas da cidade de Machu Pichu. Assim que chegamos, havia neblina cobrindo a vista, mas a vezes abria e num desses momentos pudemos admirar a maravilhosa visão daquela montanha. E logo começou uma garoa que as poucos foi ficando mais forte, resolvemos descer.

      De volta a Machu Pichu ficamos esperando a chuva passar e também a neblina que estava cobrindo as ruínas. Esperamos, esperamos, e nada da neblina passar, quando já estávamos nos conformando em ficar sem fotos e termos que voltar um outro dia, a chuva e a neblina passaram, corremos para tirar nossas fotos e subir até o mirante para tirar a foto tradicional da cidade de Machu Pichu. Podemos conhecer todas as ruínas e tirar nossas fotos, quem não fez isso logo, perdeu a chance porque logo a neblina voltou junto com a chuva.

     A noite saímos para jantar com um casal de amigos peruanos (Carlos e Jessica) que conhecemos em Urubamba e trabalham em Machu Pichu.

      Uma dica para quem gosta de fazer trilhas há uma cachoeira que esta cerca de uns 35 minutos de Aguas Calientes e perto dessa trilha a um museu que deve custar uns 10 Soles e para quem chegar cansado de Machu Picchu com 10 Soles você paga a entrada para as aguas termais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário