segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Puerto Mandryn e as Baleias

Puerto mandryn

Meus amigos franceses foram um dia antes para Puerto Madryn (passagem de Esquel para Puerto Mandryn custa 400 Pesos Argentinos) para se encontrar com mais duas francesas que vão se juntar ao nosso grupo e no outro dia despertei e fui viajar "hacendo dedo" pela primeira vez nessa viagem sozinho e muito rápido peguei uma carona ate 90 km depois da cidade e depois fui tentar no posto onde a primeira pessoa que perguntei era uma senhora que estava abastecendo o carro então ela respondeu um pouco desconfiada que não e quando virei as costas o seu marido me chamou e disse assim “você é brasileiro?...olha vou  levar você somente porque você é brasileiro” (o lado direito de minha jaqueta tem a bandeira do Brasil) e posso dizer que tive um tratamento vip e foram 6 horas de conversa sem parar até chegar em Puerto Madryn e o melhor que em alguns povoados como Gaiman que tem uma população de 5 mil habitantes e segundo o meu novo amigo foi onde a princesa Dyane tomou um chá gaules quando visitou a Argentina e me mostrou também umas rodas de água no rio Chubut construídas pelos gauleses para a irrigação e meu “guia” contou muitas historias dessa região e me explicou agora que os descendentes dos gauleses que são os donos dessas terras já não moram nessa região e agora estão os bolivianos que alugaram essas terras para trabalhar com a produção de verduras.
Salvo pela Bandeira do Brasil


Sistema Gaules de Irrigação

Puerto Madryn tem uma população de 80 mil habitantes e teve uma rápido crescimento depois da construção de uma fábrica de aluminio e de um Porto o que fez a população crescer de 15 mil habitantes para 80 mil em poucas décadas. Fiquei no hostel El Gualicho (Calle Marcos A. Zar,480) que custou 60 Pesos Argentinos com 4 pessoas no quarto, banheiro coletivo, Internet Wi Fi e cozinha e tem um centro de informação turístico que fica na Avenida Roca. Depois de chegar encontrei outra vez meus amigos franceses que agora estavam com duas amigas franceses e nos mudamos para um camping que fica em frente as ruínas de los refugios de los colonos galeses de 1865 y 1867 (esta uns 3 ou 4 km do centro da cidade) e custou 21 Pesos Argentinos por pessoa, não tem Internet Wi Fi mais dependendo da sua posição você pode conseguir um sinal da Internet Wi Fi da prefeitura que é aberto e pega em uma boa parte da cidade. Gil e eu formamos um time de futebol com uns pré adolescentes e fomos jogar uma "pelada" onde ganhamos de 12 x 2 do time do meu amigo Gil (pelo menos na pelada ganhamos dos franceses pois nossa seleção já virou cliente a tempos da França). 
A barraca depois da festa e com duas pessoas dormindo dentro

No nosso primeiro dia no camping fomos fazer uma festa para comemorar a chegados das amigas do Gil e posso dizer que  “la fiesta fue Brutal” pois nossas novas amigas dormiram na barra de camping totalmente na posição contraria assim como esta na foto,rsrsr.
Peninsula de Valdéz

Alugamos um carro para irmos a Peninsula de Valdés que custou 312 Reais (tour custa 300 Pesos Argentinos para olhar as Baleias e outros mais quase 300 para conhecer a Peninsula e a entrada custa 70 Pesos Argentinos) e dividimos esse valor depois para 5 e mais o combustível que custou uns 100 reais (a gasolina na patagonia é mais barato que o resto da Argentina porque o governo tira alguns impostos).
Playa Doradillo

No outro dia viajamos com um gol alugado e começamos pela Playa Doradillo onde dependendo da época se pode olhar as baleias muito proximas da praia e depois fomos para a Peninsula Valdés onde devido ao tempo ja que não saimos tão cedo de Puerto Mandryn não podemos conhecer toda a Peninsula então escolhemos a Punta Norte onde tem os elefantes marinhos e entre março e abril as orcas e fomos ao mirador da península (Punta Pardela) para tentar olhar as baleias e quando chegamos tivermos a sorte de olhar uma e depois fomos a Puerto Piramide que é um povoado de cerca de 500 pessoas.
Elefantes Marinhos

Uma dica é da uma pesquisada e dependendo da época é melhor não pagar o passeio para olhar as baleiras de barco porque se pode fazer isso de algumas praias como na foto que coloquei aqui. A baleira Franca Austral tem cerca de 4 mil dessas espécies em todo o mundo e chegam nessa região uma faixa de 1 mil Franca Austral e podem ser visto no Chile, Argentina, Uruguay e sul do Brasil. Os ingleses chamavam de Right Whale to Hunt (baleias indicada para caçar) porque são lentas e podem ser vista de longe, tem muito aceito e quando mortas ficam flutuando o que falicita a captura.
Baleia Austal

Depois de viajar por muitas semanas com os meus amigos franceses decidi viajar sozinho já que o meus planos é conhecer as cidades não turísticas da Patagonica e depois pesquisar a questão de trabalho em minha área pois se gostar e dependendo dos salarios talvez fique vivendo em alguma cidade dessa região, então tomei minha mochila e fui fazer dedo sozinho para Rada Tilly que fica perto de Comodoro Rivadavia


Um comentário:

  1. Belíssima matéria e belíssimas imagens!!!
    Estive nesse paraíso a tempo atrás e pude testemunhar todo esse encanto de ver animais extraordinários tão de perto! Fiquei com o sonho de retornar algum dia para aproveitar melhor!! Gostaria de compartilhar um video das baleias em puerto madryn que tive a felicidade de filmar de um Drone a partir da praia.
    https://youtu.be/VFPxTMdJSd4

    ResponderExcluir