sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quarto dia - Corumbá






     Pegamos o ônibus as 6:00hs e cheguei em Corumbá as 12:00hs e apartir de Miranda você vë nítidamente caracteristicas do pantanal com suas planícies alagadas, tuiuiús (aves símbolo do pantanal), tucanos, araras, jacarés, veados, capivaras, etc e claro, as planicies alagadas.

     Corumbá conhecida como a cidade branca por causa do calcário é uma cidade antiga com um centro histórico muito bonito onde cada rua e praça nos mostra sobre a guerra do Paraguai, não é uma cidade limpa como Campo Grande e tem um numero considerável de moradores de ruas e viciados em drogas. Por ser um território fronteiriço e ter vivido por um período sobre a influência dos países do Prata, Corumbá herdou grande parte do seu costume e hábitos. Herdou também, por causa da proximidade com o rio, os pernilongos que vivem famintos e dependendo da época do ano fica insuportável juntamente com o calor, e nós tivemos a sorte de visitar a cidade justamente nessa época. Então nunca se esqueça de passar o repelente, ou melhor, eles não te deixarão esquecer, rs. Mas mesmo assim vale a pena conhecer a cidade. Ficamos na casa de uma amiga do couch.

     Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, Corumbá recebeu o apelido de capital do pantanal, uma curiosidade da cidade é o sotaque que é um pouco diferente das regiões do Matogrosso do Sul enquanto o sotaque da maioria do Estado lembra o interior de São Paulo, em Corumbá o sotaque lembra o Rio de Janeiro

        Lugares que vale a pena visitar:
     - Praça da República onde foi o palco da batalha final da retomada do lugarejo contra tropas paraguaias em 1876
        - Praça da Independência
        - Mirante do Cristo
        - Casa do Artesanato
        - Forte junqueira
        - Museu Muhpan

     O principal da cidade são os prédios que integram o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Corumbá (que estão nas ruas Marechal Rondon, Antonio Maria Coelho, Frei Mariano, XV de Novembro e Sete de Setembro e o porto).

     Uma dica para quem pensa em conhecer Corumbá é sempre andar com óculos escuro, boné, protetor solar, repelente e beba muita água pois você irá pegar um calor perto dos 40 graus C.

Um comentário:

  1. Pra mim, o sotaque não lembra tanto o Rio de Janeiro, mas sim os portugueses falando.

    ResponderExcluir