sexta-feira, 26 de agosto de 2011

De volta ao Peru - Tumbes

          Sai de Quito às 20 horas (10 Dólares a passagem) e cheguei na última cidade do Equador com fronteira com o Peru às 10 da manhã. Desci do ônibus próximo ao posto da imigração(uma dica é que sai mais barato pegar um ônibus ate a fronteira e depois pegar outro do outro lado da fronteira porque passagens internacionais sai mais caro, mais cuidado  antes de chegar na entrada da cidade você tem que pedir para o motorista do ônibus parar na imigração) para poder dar a saída do país, em seguida peguei um táxi coletivo que custa 1,50 Dólares (se quiser pode optar pelo ônibus que custa 0,50 Dólar) para a fronteira com o Peru que é separada apenas por uma rua onde há um comércio muito intenso, quando cheguei nesta rua logo muitos peruanos me abordaram oferecendo serviço de táxi até o posto da imigração cobrando o valor em dólares e com um aumento de 500% do valor real (esse é o meu bom e velho Peru que para falar a verdade, havia até esquecido disso já que no Equador não tem esses valores digamos "especiais" para os "gringos"). Fugi desses aproveitadores e segui caminhando até o final da rua do comércio intenso e lá tomei uma van que custou 1 Sol para a imigração peruana e depois que peguei a "tarjeta andina" (um papel que a imigração te entrega e depois quando você for sair do país tem que devolver) tomei outra van para a cidade de Tumbes que custou 1 Sol. 


         Tumbes é uma cidade típica de fronteira que antes pertencia ao Equador mas com a guerra 1941 passou a pertencer ao Peru e por causa disso até pouco tempo atrás ainda havia uma certa instabilidade entre os dois países por causa dessa região. Tumbes é uma cidade onde até os peruanos dizem ser feia, sem muitos atrativos, mas próximo a ela existe alguns povoados com lindas praias que ainda não foram descobertas pelos turistas, então possuem poucos hotéis que vão de 20 soles a 200 dólares.


         Depois de caminhar um pouco pela cidade peguei um ônibus em direção a Canoa de Punta Sal que custa 5 Soles (tem van que sai de 20 em 20 minutos e custam 10 soles... bom falar de preços no Peru é uma coisa muito complexa porque vai depender muito do peruano e da sua cara, se tiver cara de gringo, isto é Euro, Dolar ou Real, isso mesmo nós brasileiros somos chamados de gringos no Peru rsrs, pode ter certeza que vão querer te extorquir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário