terça-feira, 28 de junho de 2011

Lago Agrio ou Nueva Loja

   A passagem para Lago Agrio custou 8 Dólares. Desci na Avenida Quito, onde fica concentrado a maioria dos hosteis da cidade e fiquei no La Cabaña que custou 8 Dólares com TV e banheiro coletivo. Alguns lugares para se visitar em Lago Agrio: Playas del Río Aguarico há cerca de 10 minutos de coletivo, Laguna Julio Marin há 2,5km da cidade, o Parque Central que está no centro (perto tem o ministério do Turismo, onde tem algum material turístico da região), Malecón que esta há 20km da cidade, a ponte internacional sobre o rio San Miguel que liga a Colômbia com o Equador está há uns 6 km do Malecón (taxi coletivo custa 1,50 Dólares) essa região esta focada mais no petróleo, comércio e agricultura , sendo o petróleo a atividades principal da cidade.

   O Equador faz parte da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo ) e é um dos grandes produtores mundiais de Petróleo e essa região esta concentrada na Amazônia equatoriana, então aqui infelizmente se nota muito nítido a destruição causada pelas companhias de petróleo. No ultimo dia sai a noite e conheci um pessoal de Quito onde combinamos de nos encontrar mais a frente em Coca e na volta para o hostal conheci os donos que depois de conversamos sobre o Equador e o Brasil  me deram algumas dicas de lugares para  conhecer nessa região e acabei mudando minha rota para Coca em vez de ir para Putumayo.

Tena e a Selva do Equador


           Depois de me despedir do meu amigo Buba que tinha que voltar para o Peru porque suas  férias tinham acabado, fui dar uma volta pela cidade para tirar umas fotos. Tive uma boa surpresa, encontrei um carro com um adesivo da bandeira do Brasil curioso perguntei para o casal que estava dentro se eram brasileiros e eles responderam que sim e me disseram que estão viajando por toda a América de carro (de Ushuaia ao Alaska, www.infinitahighway.com.br), parei um pouco para falar Português com eles e confesso que já estava com saudades de minha língua, logo me despedi deles e peguei um ônibus que vai para Tena (2,50 Dólares). No onibus conheci a Sandra e a Annina que são duas Suíças que estão viajando pelo Equador, acabamos divindo um taxi para Welcome Break Hostal (331 y 12 Febrero, a_welcome_break@yahoo.com) que custou 6 Dólares um quarto coletivo com banheiro coletivo, Internet Wi Fi, podendo usar a cozinha, achei este hostal muito limpo, vale a pena se hospedar lá e pegar ótimas dicas da cidade com o dono, Juan.

          Muitos europeus chegam a cidade por causa do rafting, kayaking ou os passeios pela floresta amazônica que pode custar de 30 a 45 dólares isso vai depender de como você negocia com as agências, minhas amigas no outro dia me convidaram para fazer o passeio de rafting mas o tempo acabou mudando e o passeio foi cancelado e elas resolveram voltar para  Quito. Outras atrações na cidade são as cavernas e os petroglifos que existem em grandes quantidades na região, tem de todos os tipos desde os mais perto da cidade que se pode chegar pegando um coletivo até alguns mais longe que se pode se pode ir de taxi ou por agências de turismo, entre esta variedade de lugares para se visitar o turista pode também optar por lugares onde a entrada é de graça ou cobrada.

   No meu último dia conheci mais duas Suiças que estão viajando pela America do Sul, uma delas agora esta indo ao Brasil e a outra viajou 6 meses pelo Brasil, matei um pouco a saudade da minha terrinha conversando com uma delas sobre as comidas típicas, cidades, musicas brasileiras, etc.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Puyo "Ciudad Canela" da Amazônia


                  Peguei o ônibus para Puyo com o Buba e custou 2 Dólares, durou um pouco mais de 1 hora e logo já estávamos na Amazônia. Uma coisa interessante em Puyo é que a cidade esta a quase 1000 metros de altitude então apesar de ser na floresta Amazônica tem um clima mais ameno. Descermos do ônibus a umas 2 quadras do terminal, então fui ao posto de informação turísticas do terminal pegar um mapa da cidade e depois caminhei umas 6 quadras para chegar perto da praça principal onde encontrei a 3 quadras da praça o Hostal D`Paula na Calle 9 de Octubre e custou 6 Dólares um quarto divido com o Buba com Internet Wi Fi, TV e um banheiro no quarto, mais se você quiser algo mais barato conheci uns argentinos e chilenos que ficaram em um de frente ao Supermercado Tia que custava 3 Dólares mas já aviso que o visual não é dos melhores, já para quem quiser algo mais confortável  tem o Hotel Flor de Canela que custa em torno de 40 Dólares e está bem localizado perto do Malecon e dentro da floresta (www.flordecanela.com.ec). 

                O que mais gostei de Puyo é que não é uma cidade tão turística e tem algumas coisas para se conhecer como o Malecon onde tem um mirante que é gratuito e também um parque onde pode-se fazer uma boa caminhada ao lado do Rio Puyo e apreciar a paisagem de uma floresta muito bonita. Pode-se visitar também o Parque Aquatico Morete Puyu, Parque Etno Botanico Omaere (3 Dólares a entrada), existem também cachoeiras e cavernas perto da cidade . Puyo é conhecida como "Ciudad Canela" por conta dos espanhóis que povoaram esta região em busca de canela e também de ouro.

                A noite fomos a Calle Cotopaxi perto do Malecon e é onde ficam os bares. Lá ficamos num bar chamado Vulcano e depois de algumas horas já conhecíamos quase todo mundo pois éramos os únicos "gringos" da cidade e também acabei conhecendo um pessoal de Quito que me convidou para ficar na sua casa quando voltar. No outro dia já parecia um nativo pois conhecia a cidade quase toda e na última noite saímos outra vez só que acabei me separando do Buba que saiu junto de moto com um amigo equatoriano para outro bar, acabei ficando com uma galera do Equador mas a polícia chegou e todo mundo saiu correndo pois depois das 3 hs da manhã a policia sai com um ônibus recolhendo as pessoas que estão nas ruas, então com muita luta encontrei um táxi e quando estava voltando para casa encontro o meu amigo Buba perdido no meu do nada e um pouco assustado pois a policia tinha seguido a moto e o nosso amigo equatoriano guiando a moto lembra um pouco os motoristas da Colômbia pois sempre esta em alta velocidade, então a polícia começou a persegui-los e o Buba ficou no meio do caminho sem saber para onde ir.

Baños a Capital da "Gringolândia"



       Pequei o ônibus de Riobamba para Baños que custou cerca de 3 Dólares, fiz um caminho alternativo que não passa por Ambato e que vale a pena fazer pois a paisagem é linda e ainda passa muito perto do vulcão Tungurahua que esta em atividade, então fui ao hotel que o meu amigo peruano estava hospedado mas quando cheguei lá ele estava discutindo com o dono do hotel que estava expulsando-o, pois segundo ele, meu amigo estava hospedado em um quarto que tinha duas camas de solteiro e não era justo para os outros hóspedes que o Buba pagasse somente por uma cama e sim pagar pelas duas camas que estão no quarto (bom apenas um aviso quando estiverem nos Andes da Bolívia, Peru e Equador sempre fique atento quando for fechar ou pagar alguma coisa, sempre especifique bem o que está pagando pois esse tipo de coisa é muito comum nessa região).


        Após o ocorrido, fomos procurar outro hostal e encontramos o Hostal los Andes (Oriente y Eloy Alfaro, www.losandeshostal.com) que custou 6 Dólares um quarto dividido com o Buba com banheiro, TV, Internet Wi Fi. Depois de instalados, saimos para comprar um passeio que nos levaria ao vulcão que esta em atividade, passeio custou 2 Dólares e teria que ser feito à noite para que se pudesse ver melhor as chamas. Quando voltamos do passeio Buba disse frustrado: "no mirei ni un pájaro" é uma expressão de Lima para dizer que o passeio não foi bom, pois o Vulcão esta a cerca de 14 km de distância então pela lógica não dá para se ver muita coisa. Após a decepção de ter feito um passeio frustrante (ainda bem que não foi muito caro) saímos a noite com uns conhecidos da Alemanha para beber umas cervejas "quentes".

       Baños é uma das cidades mais turísticas do Equador é conhecido como o "Portal da Amazônia", possui algumas atividades para quem gosta de adrenalina como Bungee Jump ou para quem gosta de jogar dinheiro fora o passeio para o mirante que não se vê quase nada do vulcão e tem também os Baños Thermais de La Santa que custa 2 Dólares. A cidade é um pouco mais cara por se um point turístico, uma cerveja dependendo do bar pode custar até 2,50 Dólares e uma refeição até 5 Dólares (uma boa dica é almoçar no restaurante do Leo que fica uma rua paralela a rua da praça onde tem um posto de informação turística, se não me engano o nome da rua é Luiz Martinez, a comida vem em uma boa quantidade e custa 2,50 Dólares)